TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Interdisciplinar: A Importância da Comunicação Inter Setorial Plano de Negócios

Por:   •  22/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem por objetivo expor e explicar o conceito da Contabilidade de Custos, suas terminologias e seu impacto na organização por meio de pesquisas realizadas e exemplos relacionados a essa área da Contabilidade, mostrando sua importância no processo de gestão de uma empresa.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. A Contabilidade de Custos

Contabilidade de custos é um campo das Ciências Contábeis que atua junto à gerência no levantamento de informações que auxiliarão nas tomadas de decisões e planejamentos quanto aos custos de produção”, de acordo com a equipe EDUCAMUNDO (2018). 

Essa área da contabilidade se concentra em produzir, coletar, classificar e registrar dados operacionais, assim como analisar o custo de produção e descobrir o custo do produto, permitindo um melhor controle e planejamento para os mais diversos níveis gerenciais de uma organização.

Figura 1- FASES DA CONTABILIDADE DE CUSTOS – TRANSFORMAÇÃO DE DADOS EM INFORMAÇÃO

[pic 2]

 Fonte: Leone (1997) apud Strutz, Emerson (2013)

        A Contabilidade de custos pode ser dividida em quatro seções, (Leone, S.G. George. 2006)

→ Contabilidade de Custos Sintética visa o registro e a apuração das operações propriamente industriais e/ou de prestação de serviço.

Contabilidade de Custos analítica visa o detalhamento da informação do movimento interno de valores, efetuado para a transformação dos fatores em produtos, não só com fins contábeis, inventariais e de apuração do resultado geral, mas igualmente com fins gerenciais e administrativas, de planejamento e orçamentação, controle e avaliação.

Contabilidade setorial de custos visa o acompanhamento, alocação e determinação dos custos operacionais setoriais, totais e unitários. A contabilidade setorial de custos permite o mapa de localização de custos (MLC).

Contabilidade de custos dos produtos visa a apropriação dos custos de transformação aos produtos elaborados, semielaborados e em elaboração. Bem como a apuração do custo total e unitários dos produtos/serviços, podendo ser para fins gerenciais e administrativos podendo ainda abranger os custos de distribuição, armazenagem, vendas e administração, incluindo custos financeiros e tributários. A contabilidade de custos dos produtos utiliza instrumentos como A ordem de produção ou de serviço, o BAC (Boletim de apropriação de custos) e MAC (Mapa de apropriação de custos).

1.2 Terminologias aplicadas da Contabilidade de Custos são os termos utilizados para melhor compreensão dos dados buscados e transmitidos. São eles:

1.2.1 Gastos

        Os gastos ocorrem em qualquer setor da empresa e em todos os momentos, é o termo utilizado para definir transações financeiras onde a organização desembolsa para adquirir um produto ou serviço. O gasto pode ser classificado como gasto de investimento sendo aquele que vai ser integralizado ao ativo (Compra de maquinário que irá fazer parte dos bens da empresa) ou como casto de consumo, que será uma despesa, como uma compra de material de expediente ou pintura do escritório, pois só há gasto no ato da compra do bem ou contratação do serviço;

1.2.2 Despesas

        São bens ou serviços que a empresa contrata ou consome de forma direta ou indireta para obtenção de receitas, reduzindo o Patrimônio da empresa e representa sacrifício no processo para obter receitas. Todas as despesas foram ou serão consideradas gastos, mas nem todos os gastos se tornarão despesa.

1.2.3 Custos

        São gastos referentes a um bem e/ou serviço utilizado na produção de outros bens e/ou serviços, podendo também ser um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção.

  • Custos dos produtos vendidos: valor gasto e incorrido no processo de produção de bens sacrificados para que a empresa gerasse receita.
  • Custo da mercadoria vendida: valor dos gastos incorridos no processo de aquisição de bens sacrificados para que a empresa gerasse receita de venda de mercadorias.
  • Custo do serviço prestado: valor dos gastos incorridos no processo de prestação de serviços para que a empresa gerasse receita de prestação de serviços.

1.2.4 Insumos

São bens adquiridos para o consumo no processo de produção de bens ou prestação de serviços.

1.2.5 Perdas

São bens ou serviços consumos de forma irregular e/ou imprevista que diretamente à conta de resultados.

1.2.6 Desperdícios

São gastos incorridos nos processos de produção ou geração de receita que podem ser eliminados sem prejuízo de qualidade ou quantidade de bens, serviços ou receita gerada.

1.2.7 Preço

É o valor de saída pela venda de produtos ou prestação de serviços.

1.2.8 Receita

É o produto da multiplicação da quantidade bens vendidos pelo seu respectivo preço unitário.

 1.2.9 Custeio por absorção

(MARTINS, 2003, p. 37). Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviço produzidos. Tanto os custos fixos como as variáveis. E os gastos não relacionados com a produção serão consideras como despesas do período sendo levadas direto ao resultado, onde o custo do produto fabricados só farão parte do resultado quando o produto for vendido.
Outro ponto positivo do método de custeio por absorção e que é aceito pela legislação do IR
e aceitos pelas auditorias, pois ao utilizamos estamos obedecendo ao princípio da competência que segundo o artigo 9º da resolução 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade. De acordo com a definição do princípio de competência dada pela citada resolução, “as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem [...] independentemente de recebimento ou pagamento” (CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, 1993).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (201.5 Kb)   docx (623.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com