TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Comunicação Inter Setorial Em Uma Empresa

Por:   •  24/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.515 Palavras (11 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTER SETORIAL EM UMA EMPRESA

Silvia Tays Pavani Rocha

Maria Aparecida Schmitz

Centro Universitário Leonardo da Vinci

RESUMO

 O presente trabalho apresenta a comunicação inter setorial, como esta pode afetar as estratégias, objetivos e recursos de uma indústria. Os itens abordados foram assuntos sobre comunicação inter setorial, relacionamentos interpessoais, procedimentos e problemas que a falta deles pode causar às empresas, em específico uma indústria. Analisou-se a importância da comunicação inter setorial nas organizações, seu comprometimento e necessidades de se obter bons resultados. A relação funcionários e empresa deve ser saudável e garantir que a comunicação inter setorial seja eficaz e objetiva. Objetivo do trabalho foi analisar as condições da comunicação Inter setorial em uma indústria de açúcar e álcool, e refletir sobre sua relevância, bem como propor mudanças que possam auxiliar esse processo, visando auxiliar a indústria em questão a melhorar a eficiência e a eficácia para aumentar sua produtividade. A metodologia do presente estudo foi de caráter descritivo, pesquisa de conceitos na literatura, observação e levantamento de dados na indústria analisada e desenvolvimento de propostas de mudanças. Conclui-se que a comunicação Inter setorial é um processo de construção de relações internas baseado na relação organizacional e cultural das empresas que se trabalhada com diversas formas e ferramentas, traz o melhoramento do relacionamento entre as pessoas das organizações e equipes acarretando um melhor resultado de produtividade para a empresa.

Palavras-chave: Comunicação corporativa. Estratégia Organizacional. Trabalho em equipe

1 INTRODUÇÃO

            A comunicação inter setorial tem como função a comunicação entre os setores da empresa. Uma empresa que tem uma comunicação interna vertical e horizontal evita perdas, sendo a maior delas a financeira. As informações devem ser claras, objetivas e passadas com muita responsabilidade, transparência e confiança. As principais consequências da falta de comunicação são o atraso no cumprimento das metas, assim como o retrabalho, uma vez que quando o colaborador não entende a mensagem continua fazendo o trabalho da forma menos eficiente e o nível do problema poderá evoluir podendo causar danos irreparáveis (SOUZA NETO et al., 2016).

             Os gestores têm um papel muito importante, pois eles normalmente são o espelho de seus subordinados. Quando as informações não chegam claras e objetivas ou existe algum tipo de rivalidade ou disputa “não saudável” entre os gerentes, supervisores ou líderes, o que se tem são informações desencontradas ou mal interpretadas. Isto mina os recursos da empresa.

             Tudo gira ao redor de trabalho em equipe, pois ninguém consegue nada sozinho, se as equipes não têm uma comunicação efetiva perde-se tempo e energia e o pior, recursos que poderiam se transformar em lucro para a empresa. Torquato (2002, p54) diz que a função essencial da comunicação interna é contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento das metas estratégicas da organização e ao crescimento contínuo de suas atividades e serviços a expansão de suas linhas de produto.

              A empresa é uma só e todos os setores deveriam estar preocupados no melhor para a empresa e não o que vai fazer o seu setor se destacar mais, se a empresa não vai bem, os funcionários também não têm como estar bem. Uma organização não consegue sobreviver na sociedade sem a comunicação e para que a organização faça uma comunicação de sucesso precisa estar apta para os dois tipos de comunicação existente dentro das organizações, a formal e a informal (CALDAS, 2009). A função do líder é escolher o processo que irá enaltecer os pontos fortes ou eliminar os pontos fracos do grupo, fornecer os elementos necessários para o bom desempenho da equipe (CRIVELARO E TAKAMORI, 2010). Segundo Chiavenato (2003, p.125) a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Ainda segundo o autor, a liderança é um fenômeno social necessário para a funcionalidade dos grupos. Portanto, considera-se a liderança a relação que existe entre as pessoas dentro de uma determinada estrutura social, não podendo ser apenas por traços e ações individuais. Pelo descrito, o objetivo do presente estudo foi coletar dados para demonstrar o problema de comunicação inter setorial dentro de uma indústria de açúcar e álcool no interior do Estado de São Paulo e sugerir técnicas de melhorias para que possam ser evitados os problemas decorrentes como o desperdício e prejuízos para a empresa.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

               Os métodos utilizados para desenvolvimento deste trabalho foram de pesquisa exploratória, buscando levantar informações sobre o assunto proposto, delimitando assim um campo de trabalho, mapeando as condições de manifestação desse objeto. A empresa que o estudo foi desenvolvido é uma indústria produtora de açúcar e etanol a partir da cana de açúcar.

             Foi fundada há 70 anos e passou por várias atualizações tecnológicas agroindustriais, nos dias atuais faz-se referência de modo produtivo sustentável do Estado de São Paulo. Sua capacidade atual de processamento é de 4,0 milhões de toneladas de cana concentrando a produção em mix de 50% de açúcar e 50% de etanol estimada mente 240 mil toneladas de açúcar branco e 170 milhões de litros de etanol anidro e hidratado somados no ano. Tendo um total de 3.000 colaboradores efetivos, sendo sua maior parte do setor agrícola, no ambiente industrial são cerca de 285 colaboradores divididos em 3 turnos no período da safra. Sempre em busca do seu aprimoramento contínuo, tem uma preocupação com a valorização do ser humano, em estar integrado com a sociedade e com a preservação do meio ambiente, o que lhe proporciona um crescimento de maneira ordenada e sustentável, assim garantindo a qualidade nos processos e nos produtos fins e perenidade para a empresa.

               Os problemas de comunicação inter setorial identificados nesta indústria são comuns em várias outras e são problemas que tendem a ocasionar muitos prejuízos e desconfortos para a empresa. Nos subcapítulos a seguir serão descritos alguns problemas que a falta de comunicação pode causar e algumas situações vivenciadas em alguns setores da indústria estudada.

2.1 Manutenção Industrial

               No setor de manutenção industrial falta comunicação de supervisor para com os líderes e desses para com os colaboradores e dos colaboradores entre si. Em diversas vezes observou-se uma falta de comunicação que ao invés de informações claras e objetivas, chegaram para o colaborador de maneira distorcida e acarretou problemas vindo a ocasionar a quebra e perda de equipamentos de alto custo. Outra situação presenciada foi a que colaboradores da manutenção mecânica estavam efetuando a manutenção em equipamentos sem o setor de manutenção elétrica ter tirado o fusível do equipamento, sem saber que este equipamento estava em manutenção a produção chegou a ligar este equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com