TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Setor da Economia Escolhido: Alimentício

Por:   •  10/3/2017  •  Resenha  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

Setor da economia escolhido: Alimentício

Ameaças de novos entrantes: conseguir a fidelidade dos clientes a partir de produtos com qualidade superior à concorrência, acarretando, assim, a curta permanência de marcas concorrentes no mercado.

Poder de barganha dos fornecedores: esse setor tem a liberdade de produzir seus produtos, porém, requer fornecedores de matéria prima. Por exemplo, em franquias, há a disputa de fornecedores, tendo como oferta preços mais baixos e/ou interesse de investimento no negócio.

Ameaça de produtos e serviços substitutos: inesperadamente, o cliente pode optar por novas marcas de alimento oferecidas nas gôndolas do mercado. Visando a evitar esse tipo de coisa e atribuir maior atenção à satisfação do cliente, precisa ter uma estratégia de marketing bem pensada e forte em comparação ao concorrente.

Poder de barganha dos clientes: quando a marca consegue influenciar na escolha do cliente, seja por qualidade ou sabor, a escolha dele será feita, muitas vezes, independentemente do valor cobrado.

Rivalidade entre concorrentes: a rivalidade entre marcas, faz com que a indústria crie uma linha de preços a seguir. Isso afeta no lucro obtido e no objetivo de se conseguir clientes.

Exemplo de empresa do setor escolhido: Nestlé

http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/nestle-cresce-e-domina-linha-premium

             Nesse exemplo vemos que a Nestlé adotou, a partir da situação econômica do país, a estratégia de vender produtos com preços baixos e investir em uma linha Premium. Segundo o vice-presidente global da marca, Laurent Freixe, “na crise as pessoas ficam mais atentas à equação custo-benefício”.  Em tempos de crise, as pessoas procuram, sim, por produtos mais baratos, mas não mudam se a qualidade da que vem sendo consumida seja melhor que as outras oferecidas.  Nessa fase do planejamento estratégico, é identificável uma proposta de competição, que une duas técnicas criadas por Porter, que são liderança em custo e diferenciação. Juntas, elas buscam liderança competitiva onde há amplo segmento industrial do produto.

             O próximo objetivo do planejamento feito pela Nestlé foi investir na linha Premium da marca. Ela sofisticou e modernizou a forma de se fazer café com a criação de capsulas do produto e na fabricação de máquinas especificas e automáticas (Nespresso e Dolce Gusto) para a produção do que é oferecido. A marca ainda criou lojas especificas e sofisticadas para comercialização da linha Nespresso. Ela fez tudo isso, visando obter fidelidade do cliente e trazer novos compradores das marcas oferecidas. Nessa parte, foi utilizada mais uma proposta de competição de Porter, nesse caso foi o FOCO. A Nestlé preferiu focar na diferenciação de seus produtos, criando algo num segmento onde não se tem muitos concorrentes.

            O foco da marca, ainda é, na criação de produtos “caros”, concentrando-se nas tendências globais, mas não deixando de oferecer seus produtos mais populares. Ela está, também, criando produtos visando o público idoso, devido ao aumento da população dessa faixa etária. Isso é mais uma estratégia onde o relacionamento com o cliente é o mais importante.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://marlonfialho.blogspot.com.br/2009/09/modelo-das-cinco-forcas-de-porter.html, acessado em 19 de novembro de 2016, às 18h: 00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com