TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Setor hierárquico/Setor mix

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 5

Parte teórica APS

Setor hierárquico/Setor mix

O sistema de hierarquia de produto consiste desde a necessidade básica ate itens específicos que suprem as necessidades do cliente. Podemos identificar alguns níveis de hierarquia de produto, exemplificados com seguros de vida:

  1. Família de necessidade: É a necessidade central que sustenta a existência de uma família de produtos. Ex. A segurança.
  2. Família de produtos: todas as classes de produtos que podem satisfazer uma necessidade central com razoável eficácia. Ex. Poupança e renda.
  3. Linha de produtos: um grupo dentro de uma classe de produtos que estão intimamente relacionados porque desempenham uma função similar, são vendidos para os mesmos grupos de clientes e comercializados pelos mesmos canais ou recaem em determinadas faixas de preço. Uma linha de produtos pode consistir em marcas diferentes, ou em uma única marca de família, ou em uma marca individual que assou por extensão de linha. Ex. seguro de vida

O sistema mix de produtos é um grupo de itens diferentes, porem relacionados, que funcionam de maneira compatível.

Um mix de produtos (também conhecido como sortimento de produtos) é o conjunto de todos os produtos e itens que uma empresa põe a venda. Um mix de produtos se compõe de varias linhas de produtos.

O mix de produtos de uma empresa possui abrangência, extensão, profundidade e consistência.

Questões acerca da determinação de preço de pacotes de produtos.

À medida que a atividade promocional aumenta em itens do pacote, os consumidores percebem menos economia no pacote e ficam menos propensos a pagar por isso. Então vamos ver alguns exemplos que podem ser aplicados na empresa para implementação de uma estratégia de pacote de produtos.

  • Não promova os produtos de um pacote com tanta frequência e a um preço tão baixo quanto o do pacote. O preço do pacote deve ser muito menor do que a soma dos produtos individuais ou o consumidor não vai perceber sua atratividade.
  • Limite às promoções a um único item do mix, caso queira de qualquer maneira promover produtos individuais. Outra opção: promoções alternativas, uma após a outra, para evitar a realização de promoções conflitantes.
  • Se a empresa for oferecer descontos grandes em produtos individuais, faça isso com uma absoluta exceção, e de modo discreto. Caso contrario, o consumidor usara o preço dos produtos individuais como uma referencia externa para o pacote, que, então, perdera o valor.
  • A empresa tem que levar em consideração a experiência e o nível de informação de seus clientes. Pode ser menos provável que clientes mais informados necessitem ou desejam pacotes de produtos e prefiram a liberdade de escolher os componentes individualmente.
  • A empresa deve lembrar que os custos desempenham um papel importante. Se os custos marginais dos produtos forem baixos, como no caso de componentes, para um software proprietário que pode ser facilmente copiado e distribuído. Uma estratégia de pacote pode ser preferível a uma estratégia pura de componente, na qual cada componente é comprando separadamente.
  • Empresas com pacotes de um único produto e que visão competir com uma empresa multiprodutos podem não se sair bem caso se instaure uma guerra de preços

A empresa pode utilizar também a forma co-branding. O co-branding é o nome dado a uma estratégia de associação entre duas ou mais marcas distintas e reconhecidas no mercado, para se diferenciarem frente à concorrência e oferecerem ao consumidor uma ação, produto ou serviço com maior valor agregado. Esta estratégia tem sido bastante utilizada, já que novas oportunidades e públicos podem ser explorados.

Agora qual a principal vantagem do co-branding?

Bom a principal vantagem é que um produto pode ser posicionado de maneira convincente em virtude das múltiplas marcas envolvidas. Co-branding pode gerar mais vendas ao mercado-alvo existente, assim como criar oportunidades adicionadas como novos consumidores e canais. Também pode reduzir o custo de lançamento do produto porque duas imagens bem conhecidas são combinadas, o que acelera sua adoção. E ainda pode ser um meio valioso de conhecer melhor os consumidores e o modo como outras empresas os abordam. As empresas do setor automotivo colheram todos esses benefícios.

E qual as possíveis desvantagens do co-branding?

São os riscos e a perda de controle resultantes da associação com a outra marca na mente dos consumidores. As expectativas do consumidor sobre o nível de envolvimento e o comprometimento de co-branding tendem a ser altas; portanto, um desempenho insatisfatório pode ter repercussões negativas para todos os envolvidos. Se uma marca entra em vários arranjos de co-branding, corre o risco de que seu excesso de exposição dilua a transferência de qualquer associação. Essa pratica pode resultar igualmente em falta de foco nas maracas existentes. E os consumidores podem se sentir inseguros sobre o quanto conhecem de uma marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com