TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simulação de Orçamento Empresarial.

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  1.138 Visualizações

Página 1 de 2

Bem-vindo ao jogo de empresas SOE - Simulação de Orçamento Empresarial.

Este jogo de empresas tem como objetivo desenvolver a compreensão conceitual e a habilidade técnica para elaborar o orçamento empresarial, em todas as suas etapas.

O orçamento empresarial é uma técnica de planejamento da área de administração financeira que, a partir do orçamento de vendas (previsão de vendas), permite dimensionar os recursos operacionais necessários, os gastos empresariais diversos e os resultados econômicos para determinado período de tempo.

O SOE - Simulação de Orçamento Empresarial está baseado em um caso fictício de uma empresa fabricante de fertilizantes agrícolas, para a qual o participante/equipe irá elaborar o orçamento referente ao primeiro trimestre do ano (janeiro, fevereiro e março). A dinâmica evolui numa sequência obrigatória, através do preenchimento das 13 tabelas do orçamento empresarial.Início: Após ler estas instruções, o participante/equipe conhece a posição patrimonial da empresa. O balanço patrimonial, final do ano anterior, retrata os ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa.

Desenvolvimento: Após examinar o balanço, inicia-se a simulação pelo orçamento de vendas, o primeiro de uma série de 13 orçamentos que compõem o orçamento empresarial completo. Com apoio da “teoria” sobre o orçamento (botão cor verde) e, principalemente, consultando os "dados da empresa" (botão cor laranja) o participante/equipe deve preencher a tabela do “Meu Orçamento” para o orçamento de vendas. Sempre que inserir dados novos ou alterar dados existentes na tabela “Meu Orçamento”, deve salvar as inserções. Na data e hora estabelecida na barra de menu (cor preta) acima, o responsável pela simulação avança para o próximo orçamento, de produção, e assim sucessivamente para os orçamentos restantes.

Recursos de Apoio para jogar:

a) Durante o preenchimento de cada tabela de orçamento estão disponíveis as "Dicas do Tutor" (botão cor vermelha) que lhe oferece dicas e orientações para cumprir sua tarefa naquela etapa;

b) Quando o participante avança para a tabela de orçamento seguinte, o sistema simulador disponibiliza o "Orçamento Correto", referente à tabela imediatamente anterior, permitindo comparar os resultados e auxiliando na compreensão e aprendizagem. O "Orçamento Correto" anterior deve ser sempre utilizado como base de dados para os orçamentos subsequentes.

c) Após o avanço, você também pode conferir o "Meu Orçamento" da etapa anterior e verificar eventuais erros cometidos, cujos valores estarão destacados com borda de cor vermelha. Passando o "mouse" sobre as células com bordas vermelhas, você obterá uma explanação sobre as possíveis causas do erro cometido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com