TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinopse Crítica 6- Reginaldo Souza Santos

Por:   •  16/9/2019  •  Resenha  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade de Brasília

Departamento de Administração

Aluno(a): Anna Carolina da Silva Góis

Matrícula: 18/0062450

Sinopse Crítica – Textos Teóricos

Autor(es) do texto

Santos, Reginaldo Souza. (2001)

Ano

2001

Titulo

Em busca da apreensão de um conceito para a administração política.

Fonte (Livro, revista, jornal)

Revista

Editor (a)

Revista de Administração Pública-RAP

Local

Rio de Janeiro

Qtdade Páginas

29 pgs

Objetivos do Texto

Compreender os conceitos de administração política e da gestão como objeto da administração.

Ideias Principais

  • A primeira questão apresentada é a visão da administração como ciência ou como arte. Considerada pelo autor como ciência, é através da epistemologia que ele busca entender o objeto de estudo da disciplina e também sua metodologia.
  •  No texto o autor analisa clássicos do conhecimento na área, buscando entender fatores principais que dão características ao objeto de estudo da administração. Neste caso, os autores considerados como clássicos são aqueles que tiveram grandes contribuições na área, como Taylor, Dimock, Herbert Simon e Alberto Guerreiro Ramos.
  • Durante a análise dos clássicos, o autor tenta relacionar as conclusões destes com o conceito da administração no campo da política. A partir deles, o autor considera como objeto de estudo da disciplina a Gestão. Não apenas nas organizações, que podem ser vistas como objeto de pesquisa em administração, mas no aspecto geral como objeto de uma disciplina.
  • Na gestão dos meios e materiais econômicos, a Economia seria responsável por levantar as questões de o que e por que fazer, e a Administração por perguntar como fazer, o que a torna responsável pelo gerenciamento da materialidade econômica para atingir os objetivos da organização. Essa gestão da materialidade econômica é feita principalmente considerando o sistema social, estado e instituições capitalistas, e nela ocorre a relação entre os campos da economia política, administração profissional e administração política, exemplificando o que o autor aborda ao longo do artigo.
  • Mais adiante, o autor apresenta os conceitos de Economia Política, Administração Política e Administração Profissional. A Economia Política lida com a demanda social, sejam demandas individuais ou demandas coletivas; A Administração Política envolve as políticas públicas e planejamento para atingir o projeto da nação; e A Administração Profissional é a base técnica para a execução do projeto.
  • Para o autor, o projeto de nação é como uma forma de conseguir o bem-estar da comunidade. A atuação dos conceitos abordados também é definida. A economia política atua no contexto da sociedade, a administração política no ambiente do estado e a administração profissional atua sendo como as instituições do sistema de produção capitalista/socialista/econômico. A temporalidade é vista como um fato importante para atingir o projeto da nação, especificamente pela atuação do estado.
  • São apresentadas duas temporalidades: a normativa/burocrática e a Teórica. A temporalidade normativa/burocrática é vista sendo justamente o tempo de mandato de políticos e seus partidos. A temporalidade Teórica é vista como o tempo necessário para a execução do projeto de nação.
  • Conclui-se então sobre a administração política que a ocupação dessa função não é exclusiva pelo indivíduo bacharelado em administração, e, pelo contrário, qualquer profissional pode ocupar essa função independentemente da área do conhecimento, sabendo utilizar corretamente os fundamentos e as habilidades necessárias para um administrador.

Suas Críticas e Contribuições

Este artigo resgata o debate epistemológico da disciplina administração, tendo como ponto de partida a compreensão dos conceitos de administração política e da gestão como objeto da administração. A partir dele, a necessidade de se abordar esses temas em sala de aula durante a graduação aumenta, porque sua relevância acaba por permitindo que administradores e o público que se interessa por essa pauta no geral consiga uma maior compreensão de sua área de atuação e uma melhor maneira de lidar com todas as questões correlacionadas ao assunto que podem surgir ao longo da trajetória de um administrador. Considerando que a administração política é responsável pela gestão do projeto da nação, como demonstrado no texto, e por conta do que o artigo se dispõe a fazer, acredito que ele cumpre seus objetivos e ajuda numa melhor compreensão do assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (322.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com