TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO DE MEDIAÇÃO GLAYS GUERRA RODRIGO DOS SANTOS SOUZA

Por:   •  25/11/2019  •  Resenha  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCÍCIO DE MEDIAÇÃO

GLAYS GUERRA

RODRIGO DOS SANTOS SOUZA

1-Como a relação se confunde com a substância e como separá-las?

O mediador deve estar atento, primeiro, para perceber essa confusão e, segundo, para separar a relação das pessoas, do problema (interesse de substância ou objeto da discussão) para ir identificando quais os pontos mais importantes em questão. O mediador deve discutir o presente com vistas para o futuro.

2-Ponha-se no lugar do outro;

As pessoas tendem a ver aquilo que querem ver. Numa grade de informações passadas, as pessoas tendem a se concentrar naquilo que às interessam e o resto desconsideram por não haver interesse, questionando tais informações.

Não deduza as intenções do outro a partir de seus próprios medos;

As pessoas tendem a supor que, o que quer que temam, é o que o outro lado irá fazer. É extremamente fácil incorrer no hábito de atribuir o pior das interpretações  ao que o outro lado diz ou faz, deste modo, o preço de interpretar qualquer coisa que digam ou façam sob a ótica ruim, é que pode-se perder um acordo, por exemplo.

Não culpe o outro por seu problema;

É tentador culpar o outro pelo seu problema, contudo ainda que a atribuição de culpa seja justificada, ela é geralmente contraproducente. Tente tornar as coisas mais fáceis, analisar o que deve-se falar, e assim resolver o problema de todos sem culpar um ao outro.

Discuta as percepções de cada um;

Uma das formas de lidar com percepções diferentes, consiste em explica-las e discuti-las com o outro lado, desde que isso seja feita de maneira franca e honesta, sem que qualquer dos lados responsabilize o outro pelo problema tal como cada um o vê.

Busque oportunidade de agir de maneira contraditória às percepções do outro;

Talvez a melhor maneira de mudar as percepções de outrem, consista em enviar-lhes uma mensagem diferente da qual eles esperam. Ao invés de criar mais problemas discuta as percepções até chegar num consenso.

Dê a ele um interesse no resultado, certificando-se de que ele participa do processo;

Envolva as partes no processo, faça com que elas estejam por dentro, que sejam participativas, desse modo é mais provável que elas tenham interesse no processo e ainda que ambas concordarão nas decisões finais.

Salvar as aparências: torne suas propostas compatíveis com os valores do outro;

Salvar as aparências reflete na necessidade que uma pessoa tem de conciliar a postura que assume numa negociação ou num acordo, com seus princípios, afirmações e ações passadas. Salvar as aparências envolve a conciliação de um acordo com os princípios e a autoimagem dos negociadores. Sua importância não deve ser subestimada.

3-Como devemos lidar com as emoções?

As emoções devem ser lidadas separadamente, como se usava na década de 50, onde cada um podia extravasar na sua vez, viabilizando a mediação e podendo controlar e respeitar as emoções de cada um. O mediador pode explicar que um pedido de desculpas pode ser trivial para retomar a mediação ao seu ponto de equilíbrio.

4-Quais são os três problemas da comunicação?

Os negociadores não podem falar um com o outro, ou pelo menos, não de maneira a serem entendidos. Frequentemente, cada um dos lados já desistiram do outro e não mais tentam qualquer comunicação séria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (213 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com