TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de informação para comércio eletronico

Por:   •  31/8/2016  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO SOCIO ECONÔMICO

DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Atividade 2: Sistemas de informação para Comércio Eletrônico

Florianópolis

Abril de 2016

  1. INTRODUÇÃO

Comércio eletrônico ou também conhecido por E-commerce ou comércio virtual, é um tipo de troca com fins lucrativos realizado através de equipamentos eletrônicos e hoje é considerado um dos maiores agentes causadores da revolução da informação, mais até que os próprios computadores ou celulares. Isso porque ele criou uma nova maneira de realizar transações e ainda facilitou o acesso global das mercadorias de diversas partes do mundo por exemplo segundo O´Brien (2013)  uma aldeia de fabricação de azeite de oliva no sul da Itália hoje exporta seu azeite para loja de departamentos  especiais em diferentes continentes ,O poder do e-commerce permite que barreiras geofísicas desapareçam, fazendo com todos os consumidores e empresas do planeta se tornem clientes e fornecedores em potencial.        

  1. ABERTURA COMERCIAL DA INTERNET PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO

Hoje em dia é fundamental uma empresa abrir-se para o comércio eletrônico, justamente porque a crescente informatização das mais diversas atividades transforma a TI em uma área cada vez mais relevante economicamente e isso faz com que o E-commerce venha ganhando mais espaço nas áreas em relação a o comércio presencial, apesar de ainda ser muito menor no Brasil. Segundo o site Webshoppers.com.br o E-commerce faturou em R$ 18.6 Bilhões no primeiro semestre de 2015, mais do que o dobro se comparado ao primeiro semestre de 2011 onde faturou R$ 8.4 Bilhões dados que demonstram que mesmo em meio a crise o comércio aumentou e muito esta tendência Irá progredir gradativamente e tem como tendência, não próxima mas futura de ser maior em algumas áreas do que o próprio comércio presencial.

A internet juntamente com o E-commerce faz com que os usuários e clientes possibilitem de definir a forma que irão consumir facilitando o modo de comparar preços, deixando de lado a velha busca de porta em porta de lojas, fazendo essa comparação em poucos cliques utilizando ferramentas de buscas como zoom.com.br ou buscapé, assim achando o melhor custo beneficio de forma mais simples e cômoda. Além disso, as empresas conseguem definir o perfil dos compradores, por tempo em sites palavras  chave utilizadas, histórico de buscas, possibilitando a criação e direcionamento de estratégias de marketing.

  1. TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

Hoje em dia o melhor método de classificar o comércio eletrônico é a forma que e        ele é praticado e quais são os participantes. Dessa maneira podemos destacar os 4 principais modelos que são conhecidos até o período.

B2C — (business to costumer): A mais comum conhecida pelos consumidores normais onde, onde o business tem que investir mais na área de marketing para chamar o cliente e desbancar os concorrentes, investimentos em design de sites ou formas de contato são as mais comuns,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com