TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM Desenvolvimento de Sistema de Caixa Eletrônico

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.954 Palavras (16 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 16

1. INTRODUÇÃO

   1.1. Apresentação do Projeto

Este Projeto é baseado na pesquisa de campo e cientifica realizada nos caixas eletrônicos dos maiores bancos do Brasil, para coleta de requisitos através do uso pessoal do cartão eletrônico e consulta das opções de movimentação bancárias com a finalidade de obter o conhecimento prático das matérias do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

         O projeto foi à análise e utilização dos conceitos e técnicas estudadas durante o semestre utilizando como base as disciplinas de Linguagem e Técnicas de Programação, Engenharia de Software I, Fundamentos de Redes de Computadores e Comunicação, Metodologia Científica e as disciplinas complementares de Ética e Legislação Profissional e Matemática para Computação, tendo ainda, como subsídio para essa pesquisa o desenvolvimento de um sistema de caixa eletrônico bancário.   

1.2. Justificativa

           Será um programa que visa cada vez mais tornar a vida do usuário mais fácil, diminuindo seu tempo dentro de uma agencia bancaria. Os caixas eletrônicos poderão ser colocados em vários lugares públicos, os principais bancos investem muito mais em tecnologia, para atender as necessidades das pessoas no seu dia a dia.

1.3. Objetivos Gerais

           Desenvolver um software que possibilite o usuário utilizar os serviços bancários, através da implantação do sistema de caixa eletrônico. O qual, tem como principais funções o saque, deposito, transferências, etc.

         Proporcionar ao cliente acesso com segurança e comodidade para realização de movimentações bancárias, minimizando o tempo de espera nas filas dos caixas do banco.

1.4. Objetivos Específicos

           Permitir que o cliente do banco tenha acesso ao caixa eletrônico, através de cartão e senha de acesso, para autenticação da senha e maior segurança do cliente;

a) Conceder ao cliente do banco, o livre acesso do uso das opções disponíveis no sistema de caixa eletrônico para movimentação de contas, tais como: saque, consulta de saldo, operações de depósito, transferência e tudo que os sistema oferecer;

b) Garantir ao cliente a segurança de seus dados pessoais, bem como o sigilo de suas informações bancárias, através da solicitação do cartão e da autenticação da senha de acesso em todas as operações realizadas pelo cliente, como por exemplo: saque, depósito e consulta de saldo.

c) Minimizar o tempo de espera na fila do caixa do banco, através da utilização do caixa eletrônico.

d) Dispor para a gerência do banco, as permissões para cadastro de clientes e contas bancárias, bem como consulta de movimentações de clientes.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

2. SISTEMAS DE CAIXAS ELETRÔNICOS

Os usuários de caixas eletrônicos, em sua maioria, não sabem o que ocorre por trás da tela. A seguir terão informações como quem e quando foram inventados, à quem pertence sua patente, qual foi a primeira empresa a produzi-los, seu local de origem e como foi sua chegada ao Brasil.

Além disso, será especificado e explicado quais são as funcionalidades mais comuns, tais como saque de dinheiro em espécie, verificação de extratos, saldos e limites da conta, pagamento de contas, retirada de cheques, simulação e contratação de empréstimos, entre outras coisas. Como todos os aparelhos eletrônicos, tem seus prós e contras, que serão expostos a seguir, dando ênfase na segurança das informações e bens dos usuários e do serviço bancário.  

2.1. Historia dos caixas eletrônicos no brasil

O primeiro caixa eletrônico foi criado em 1967 pela Barclays Bank pelo banco britânico. Os primeiros caixas eletrônicos eles usavam um sistema de fichas que eram usadas para identificar o cliente. Em 1999 foram criados caixas eletrônicos com funções sonoras para portadores de deficiência visual.

No Brasil os caixas eletrônicos chegaram nos anos 80 no interior de São Paulo em Marília. O banco Bradesco foi pioneiro no processo de implantação.

2.2. Funcionalidades mais comuns

O Brasil ainda é um país de filas gigantescas nos bancos. Isso acontece porque os usuários não sabem das diferentes ferramentas fornecidas pela internet banking, ou pelos próprios caixas eletrônicos que evitariam as visitas ao caixa com aquela fila quilométrica. Mas o que exatamente podemos fazer nos caixas eletrônicos? Abaixo mais algumas informações de como e quando utilizar um caixa eletrônico.

Saque de dinheiro: alguns bancos até oferecem a opção de quais notas você quer em sua retirada. Outros até oferecem câmbio financeiro (operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país), através do uso de um cartão de crédito internacional.

Verificação de extratos, saldos e limites da conta: é importante saber destes detalhes para não deixar sua conta zerada e deixá-la cair no cheque especial, pagando juros e taxas desnecessárias. Saiba também dos débitos e créditos em sua para um melhor controle de suas finanças.

Pagamento de contas, (telefone, aposentadoria, IPVA, etc): é necessária a digitação do código de barras ou a utilização do leitor de códigos para efetivar o pagamento.

Os caixas eletrônicos surgiram para tentar melhorar o problema das longas filas bancárias. Melhoraram muito desde então, mas ainda tem muito a evoluir, melhorando sua praticidade e funcionalidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (183.4 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com