TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Situação Econômica do Brasil

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica com a intencionalidade de aprimorar conhecimentos estudados nas disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, ética, Política e Sociedade e Seminários II. A pesquisa terá como base uma análise da situação econômica e social do país e seus reflexos sobre as organizações privadas.

Para realizar este trabalho, serão utilizadas as leituras dos textos sugeridos, leituras complementares, e também os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre nas aulas presenciais e virtuais.

A pesquisa bibliográfica será apresentada em um primeiro momento com o relato da situação da problemática da economia atual do país e o setor industrial, analisando especificamente o desempenho deste setor dentro do quadro atual da situação econômica encontrada hoje no Brasil, observando a relação direta das dificuldades encontradas neste setor de atividade econômica.

No segundo momento será comentada a importância e responsabilidade da política da macroeconômica, e os instrumentos que possibilitam objetivar a equilibrar a economia brasileira e também uma análise do comportamento dos juros e seus efeitos o desenvolvimento econômico brasileiro.

Em um terceiro momento, após a pesquisa sobre a economia brasileira e sua problemática no momento atual, será abordada a relação entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, observando e analisando a sua relação direta e as influências de uma sobre outra.

Ao final desta pesquisa bibliográfica será descrito considerações importantes a cerca da importância dos assuntos desenvolvidos e dos conhecimentos adquiridos na realização da mesma.

4

2. A PROBLEMÁTICA DA ECONOMIA DO BRASIL E O SETOR INDUSTRIAL O momento atual da economia brasileira é uma problemática enfrentada em todos os setores e traz reflexos a todas as famílias brasileiras e ao setor empresarial, que de uma forma ou de outra, sentem em seu cotidiano o peso desta situação. Comprar é quase um verbo inexistente atualmente, e como tudo funciona na economia como uma engrenagem, se não se compra não há porque se fabricar, sendo este um pensamento simplista, mais que mostra o cenário econômico no setor industrial atualmente e de toda a economia brasileira. A recessão é uma realidade no país, que traz reflexos profundos, a uma economia que há poucos anos se mostrava sólida, com perspectiva de crescimento e que hoje vive momentos de incerteza e desconfiança. O setor industrial brasileiro, apontada como sólido, por muitos economistas enfrenta momentos difíceis, pois com o aumento dos juros e a queda na taxa de investimentos traz muitas dificuldades a este setor que há pouco tempo se mostrava otimista com uma taxa baixa nos preços da commodoties e um bom fluxo de caixa, e que hoje não encontra mais com esta configuração e sofre com uma recessão provocada por juros altos e uma forte tendência de cada vez mais a baixa produção nas indústrias brasileiras. Como a recessão traz reflexos em todos os setores, e na verdade, porque todos são interligados, a indústria é uma das pontas de uma engrenagem que não funciona bem em momentos de recessão, onde há queda de investimentos, maior inflação, há maior desemprego e consequentemente não há consumo e nem perspectivas de investimentos e assim, é notório, que a produção industrial sofra impactos e quedas em sua produção. O consumo está muito baixo, nas famílias, por problemas, gerado pelo desemprego e pelo alto custo de vida, e este baixo consumo tem um papel relevante na economia brasileira, e na própria indústria que se apropria de outros produtos para fabricar seu produto final e com isso o que se tem hoje é um quadro preocupante com a perspectiva de fechamentos de indústrias e comércios se este quadro que se apresenta atualmente não se modificar e buscar o equilíbrio da econômica, a tendência, é de grande recessão, e um quadro econômico com dificuldades maiores que as enfrentadas hoje.

5

Com a economia em recessão não há movimentos para compras, pois a demanda para o consumo esta associado á um quadro que se interliga a outras situações, como quantidades de bons empregos, baixas taxas de juros, qualidade de vida e a outras situações positivas que levem a população e as industrias um movimento de fabricação, compra e venda. Vasconcelos e Garcia (2006, p. 38) contribuem quando trazem a definição de demanda: A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor. São elas: o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo. Ao se observar a evolução do consumo das famílias brasileiras, de 2010 a 2015, analisadas por trimestre, em um gráfico, segundo o IBGE, se percebe a queda das famílias em relação às compras, e também é possível perceber, se utilizarmos a medida de tendência central mediana, que a media de consumo fica, nestes anos analisados com 3,5, isto entre uma alta de 7,5 no 1º trimestre de 2010 e uma baixa de -4,5, no 3º trimestre de 2015, demonstrando assim, a problemática da economia nestes últimos anos, Em especifico, na simples observação de gráficos sobre a Evolução do Consumo das famílias, de 2010 a 2015, é possível perceber, que o consumo das famílias brasileiras apresentava, no ano de 2010, um crescimento, mais nos últimos dois anos aponta com uma queda muito grande em comparação com 2010, demonstrando que o consumo das famílias brasileiras vem caindo cada vez mais e que os dados apresentados são relevantes já que o consumo das famílias brasileiras representam 60% do PIB, o que influencia diretamente no setor industrial. Na observação de muitos dados estatísticos, na fala de economistas e na percepção enquanto consumidores se torna possível de se compreender que o quadro que se apresenta na economia hoje é muito grave e que não irá melhorar enquanto não houver estratégias que busquem alavancar a economia e modificar esta situação. Juros altos, inflação, recessão são termos e situações que precisam ser analisados, pensados e que necessitam ter, por parte do governo, uma estratégia que possa fazer com que a economia tenha novamente crescimento e alavanque todos os setores que hoje se encontram em baixa na economia brasileira.

6

3.A POLÍTICA MACROECONÔMICA E SUA IMPORTÂNCIA E RESPONSABILIDADE Com uma economia problemática é cada vez importante o acompanhamento por parte do governo sobre a situação econômica, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com