TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre Codigo de Barras

Por:   •  4/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

EAN-13

Qual significado de EAN-13?

European Article Number da origem a sigla EAN-13, como é popularmente conhecida.

O EAN-13 é um código de barras composto por 13 dígitos, que é utilizado individualmente nos produtos comercializados para a sua identificação.

Foi criado no continente europeu pela GS1, que é uma proposta de sistema de padronização multissetorial e global de processos para uma gestão eficiente das cadeias de suprimentos.

Contendo todas as informações relevantes dos produtos, o código de barras fica dividido em quatro partes;

• País de origem; os 3 primeiros dígitos do EAN, não indicam a origem do produto ou detentora da marca, e sim a filial GS1 onde o código foi originado. Está destinado caso se trate de unidade de consumo, em situações especiais os 3 dígitos podem servir para tais informações como os prefixos usados em: produtos de pesos variável, produtos de quantidade variável, para uso in-store, para livres e publicações periódicas, para coupons e meios de pagamentos, entres outras aplicações.

• Empresa fabricante e Produto por ela produzido; no total a soma destes dois códigos resultará em 9 dígitos, e cada um deles depende da necessidade de codificação de produtos de cada empresa. Uma empresa que produz uma quantidade de produtos diferentes elevada, será necessário que a mesma possua um código de identificação de empresa fabricante com mais dígitos para que possa ser reservado um número de dígitos menor para o produto por ela produzido. O código de empresa fabricante pode ter de 4 a 6 dígitos; enquanto o código de produto por ela produzido pode ter de 3 a 5 dígitos.

• Dígito verificador; é o último dígito, é calculado com o auxílio do algoritmo, um mecanismo que certifica a validade de um certo código numérico. No caso do EAN-13, é para verificar a validade dos 12 primeiros dígitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com