TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociodiversidade, multiculturalismo, tolerância e Inclusão

Por:   •  22/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                                                                                                  [pic 2]

ATIVIDADE DE PRÁTICA DE ENSINO- DIMENSÃO POLÍTICO- SOCIAL

TEMA DA PESQUISA: Sociodiversidade, multiculturalismo, tolerância e Inclusão.

AUTORES: Antônio Marcos Pereira Castro;

                   Cleomar Nascimento da Conceição Nascimento;

                   Rosivaldo Sebastião Ferreira Santos Filho.  

Introdução

 O Brasil é um país com alto índice de miscigenação, uma grande mistura de concepções culturais, cada uma necessitando de respeito e inclusão. No entanto, conforme Bastos( 2017), em uma sociedade altamente multicultural como a nossa, a igualdade de oportunidades deixa de existir integralmente para todos.

Tendo em vista que “as instituições escolares de ensino estão incubidas de disseminar meios que proporcionem a dimunição do preconceito ou discriminação” (BASTOS,2017, pág. 112) buscamos identificar ações que promovam a tolerância e a inclusão cultural na educação de Itapecuru Mirim. Para isso, fundamentamo-nos em Bastos(2017), Biasoli-Alves & Fischmann(2001), Del Prette et al.(2012), e coletamos informações com alunos inseridos na realidade desse município.    

Desenvolvimento

O multiculturalismo é um movimento que defende a igualdade entre os diversos grupos culturais que compõem a sociedade. Com base na resposta de 17% de um total de cem estudantes do 9ª ano de cinco escolas públicas de Itapecuru Mirim, o termo em questão também refere-se a uma variedade cultural, de crenças, costumes e religiões, convivendo pacíficamente no mesmo local.

A sociedade Brasileira foi formada ao longo dos últimos cinco séculos pelos indígenas que aqui já viviam, pelos que chegaram: portugueses, franceses, holandese, alemães, italianos e principalmente africanos, e os que continuam chegando: árabes e hispânicos. Diante disso é importante que os cidadãos sejam conscientizados que “cada cultura possui suas origens e que devem sem respeitadas”. (BASTOS, 2017, pag. 111)  

Segundo Bastos (2017, pag. 112) “a escola através do seu projeto político-pedagógico, deve apresentar ações que demonstrem a importância do multiculturalismo em uma sociedade”, combatendo a intolerância e a exclusão racial. Infelizmente constatamos na pesquisa de campo que 83% da amostra não sabe a que se refere o multiculturalismo, o que mostra que as ações da escola nesse âmbito estão sendo insuficientes e estão dando margem para a discriminação nesse ambiente.

Os dados da pesquisa mostram que 33% dos entrevistados já foram discriminados ou excluidos pelos colegas por motivo racial. Desses, 9% se retrairam com medo de represália e 7% relataram a situação a direção escolar, que por sua vez reagiu combatendo a situação em praticamente todos os casos relatados, exceto um. Porém, quando se trata de prevenção, o índice das ações escolares é baixo: apenas 11% dos alunos relataram já ter participado de uma ação ou projeto que promova a inclusão e a tolerância a cultura do outro. Com isso, observamos que as escolas públicas não estão cumprindo o dever de “fortalecer os laços de solidariedade humana e da tolerância reciproca em que se assenta a vida social”. (BRASIL, 1996)

Conclusão

A escola pode ser um instrumento de prevenção e atenuação da exclusão racial. Del Prette et al.(2012, pag. 170) defende que “entre as formas de se promover o desenvolvimento de valores morais na infância, como o de tolerância às diferenças, estão às atividades educativas, principalmente no âmbito escolar”. Concluímos apontando a importância de estudos interativos sobre ética e cidadania em sala de aula como aliados do multiculturalismo. “A atitude ética (...) é includente, tolerante e solidária: não apenas aceita, mas também valoriza e reforça a pluralidade e a diversidade, (...) A falta de ética instaura um estado de guerra e de desagregação, pela exclusão.” (VITKOWSKI, 2010, pag. 117).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (727.4 Kb)   docx (661.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com