TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  1/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Max Weber nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha) em 21 de abril de 1864 e morreu na cidade de Munique (Alemanha) em 14 de junho de 1920.

Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.

Ele estabeleceu quatro tipos de ação  social, a primeira é a ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado; a segunda é a  ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais; a terceira é a ação  racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade; e a quarta é a ação racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.

Sobre o capitalismo, Weber define que o capitalismo moderno não é a busca por lucro, mas sim a acumulação. O ponto de encontro entre Weber e Marx é a acumulação de capital que é capaz de gerar mais capital. Ele explica que essa mentalidade acumulativa surge da Religião e esse pensamento religioso é protestante e das vertentes mais radicais. O pensamento liberal do inicio da era moderna indica que, caracterizadamente, no começo do capitalismo, alguns homens enriqueceram e outros que não quiseram trabalhar, empobreceram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com