TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

Sociologia nas organizações

1. Defina comunicação empresarial e em seguida dê um exemplo da mesma.

Resposta:Comunicação empresarial é o conjunto de métodos, técnicas, recursos e meios pelo qual a empresa se dirige aos seus funcionários e colaboradores internos e ao publico externo (clientes, consumidores e a sociedade em geral). É considerada uma atividade sistêmica, de caráter estratégico, relacionados aos mais altos escalões da empresa e tem como objetivo criar, manter ou mudar para favorável a imagem da empresa se estiver negativa diante de seu publico. Podemos citar como exemplo de comunicação interna recursos como e-mail e telefone que são muito usados para manter um bom fluxo de informações dentro das organizações. Na comunicação externa podemos citar a internet, televisão, rádio entre outros meios de comunicação que são fundamentais para fortalecer a imagem da empresa diante de seus clientes e consumidores e realizar a divulgação de seus produtos e serviços.

2. Explique cada elemento básico dos processos comunicativos.

Resposta: Os componentes básicos do processo de comunicação são: Emissor, Codificação, Mensagem, Canal, Decodificação, Receptor, Feedback e Ruído.

Emissor: É aquele que dá início ao processo comunicativo, pois transmite a mensagem. Podemos considerar como fatores associados ao emissor a motivação, a credibilidade e desempenho.

Receptor: É o alvo do emissor, este recebe a mensagem e a interpreta internamente, manifestando externamente essa interpretação.

Mensagem: É o conteúdo contido na comunicação, ou seja, um elo entre emissor e receptor. Esta deve ser preparada de acordo com conteúdo, estilo e estrutura. É tudo o que o emissor envia ao receptor.

Codificação: Conjunto de sinais e regras de combinação que geram compreensão na comunicação. Este só deve ser utilizado se o seu repertório for comum ao do emissor. Temos como exemplos: o vocabulário técnico utilizado por alguns profissionais, as diversas línguas, códigos como o braile,etc. Conjunto de sinais ou símbolos utilizados para transmitir uma mensagem.

Canal: Via escolhida pelo emissor, através da qual a mensagem circula. Podemos citar como exemplos: meio eletrônico, televisão, assim como a forma visual (movimentos, expressões), verbal (palavras, manipulação de objetos), auditiva (variação da intensidade vocal),etc. Alguns fatores determinantes da escolha do meio são:

disponibilidade, conhecimento, conteúdo e objetivo. Exemplo: meio eletrônico, livros, tv.

Decodificação: é a ação de transcrição, interpretação ou tradução de um código, também podemos entender como o processo que envolve a interpretação e o entendimento do significado de uma mensagem.

Feedback: Permite ao emissor conhecer o resultado da sua mensagem, a partir da inclusão da reação do receptor a mensagem transmitida podendo ser este por um conjunto de sinais perceptíveis. Ou seja, é a reação do receptor à ação do receptor.

Ruído: Pode ser entendido como interferências que distorcem o processo comunicativo, ocasionando mau entendimento ou distorção da mensagem.

3. Por que podemos afirmar que as organizações têm uma composição social heterogênea. Dê um exemplo.

Resposta:Porque a formação de equipes heterogêneas inclui uma mistura de raças, gêneros, culturas e idades, fornecendo uma ampla gama de experiências de vida e opiniões. Visto que a nossa sociedade é completamente diversificada nesse aspecto talvez seja este o fator determinante pela formação de uma equipe heterogenia e não homogênea, já que a homogênea busca indivíduos com mesma idade, raça, particularidades em comum. As equipes heterogêneas geralmente são mais predispostas a resolver os problemas, principalmente se existir no grupo uma variedade maior de habilidades e conhecimentos específicos em relação astarefas. Podemos citar como exemplo: a formação de uma equipe heterogênea, composta por homens, mulheres, gays, etc.Nas organizações hoje possuem na formação de suas equipes a mistura de culturas, personalidades e habilidades. As empresas hoje possuem diversos departamentos, onde cada um é responsável por uma determinada tarefa, e para isto requer habilidades diferentes. Hoje muitas empresas possuem vários mercados de clientes, fornecedores e concorrentes que são heterogêneos, por isto a necessidade de possuir colaboradores com esta característica.As equipes heterogêneas geralmente são mais predispostas a resolver os problemas, principalmente por existir no grupo uma variedade maior de habilidades e conhecimentos específicos em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com