TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  23/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

  1.  A sociologia é a ciência que estuda a sociedade em que vivemos, dedicada de grosso modo a entender as nossas ações e interações uns com os outros, nossas organizações e fenômenos sociais. Essa ciência busca sempre uma nova perspectiva sobre situações que aparentemente são de natureza individual, mas que acabam por atingir uma gama muito maior de nossa realidade coletiva.  A sociologia e de grande importância para a sociedade, pois a partir de seus métodos, abordagens específicas e observações tentar traçar explicações, teorias e conclusões sobre esse “objeto’’ de estudo (a sociedade)”. A sociologia está aí para nos fazer olhar mais longe, nos fazer entender o nosso verdadeiro papel diante desse incrível meio social que estamos integrados.    
  1.  a) A sociologia nasceu de uma mudança radical da sociedade, pois Revolução Industrial provocou mudanças significativas na estrutura da sociedade. Homens passaram a ser substituídos por máquinas, que produziam mais e custavam muito menos. Isto fez com que os problemas sociais aumentassem, pois muitas pessoas que antes trabalhavam de forma artesanal, ficaram sem emprego.  

b) A Sociologia surgiu com o papel de explicar e entender as transformações que começaram a ocorrer devido ao desenvolvimento da sociedade Capitalista. Com a urbanização acelerada, e seus problemas inerentes, sentiu-se a necessidade de explicar as novas relações de produção nesse novo sistema capitalista que fervia.   

  1. Refere-se ao contexto do século XIX e as mudanças provocadas pela ascensão da burguesia, além da formação dos estados nacionais contemporâneos. Esse período foi dotado de revoltas operarias.
  1.  Aumento da produção (consolidação do capitalismo), aumento da industrialização, a mão de obra nas fabricas passou a ser feitas pelos camponeses que se deslocavam para cidade. Estes operários era super-explorados estavam incluindo mulheres e crianças que viviam na miséria e recebiam salários incluídas mulheres e crianças que viviam na miséria e recebiam salários baixíssimos e sua jornada de trabalho chegava a 17 horas. Surgiram duas classes: A burguesia e o proletariado (trabalhadores).
  1.  O problema social vivenciado foi decorrente da Revolução Industrial, esse problema foi movido por falta de leis trabalhistas naquela época, por falta de juizados de menores, por falta de incentivos em escolas para colocar essas crianças e como a mão de obra era muita e de nenhum grau de instrução (escolar ou técnico) as indústrias se aproveitaram  para pagar o que quisessem sem que o governo se pronunciasse, onde adultos e crianças chegavam a trabalhar mais de 14 horas sem parar em condições precárias e seus salários eram apenas para a subsistência.
    Ambiente de trabalho totalmente irregular (muitos perdiam membros ou morriam por falta de equipamentos de segurança) A precariedade das condições de vida e trabalho dos operários favoreceu o surgimento do movimento operário na luta por melhores condições de vida e trabalho e também, o surgimento das teorias socialistas contestando as desigualdades sociais. Tais teorias passaram a influenciar a organização dos movimentos operários e as ondas revolucionárias.
  1. Para Comte o papel da física Social é a investigação e o estabelecimento das leis que comandam a ordem e o progresso da sociedade. O caráter reformista esta relacionado ao positivismo pois  acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas ou seja procurava o progresso e acabar com as crises na sociedade moderna. “Portanto, acreditava que era importante unir a sociologia à história para investigar as fases do desenvolvimento humano para encontrar soluções de problemas da época e prever acontecimentos futuros.”
  1.        A noção que se tinha era que o progresso da humanidade dependia exclusivamente dos avanços científicos já queo positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.  Pois para ele deveria vim primeiro a ordem e depois o progresso, em relação aos conflitos entre proletários e capitalistas, Comte assumiu uma posição considerada reacionária e conservadora. Defendendo a legitimidade da exploração industrial, concordava com a divisão das classes sociais e considerava indispensável a existência dos empreendedores capitalistas e dos operadores diretos, o proletariado.

 

  1. Para comte a sociedade moderna modificou o mundo feudal baseado na aliança entre o poder espiritual (igreja) e o poder temporal (militar). A reorganização da sociedade moderna exigia a união entre a ciência (novo poder espiritual) e os empresários (novo poder temporal) para o pleno desenvolvimento e equilíbrio do mundo industrial nascente. Assim, o mundo dos conflitos militares da sociedade medieval seria substituído pela união pacífica de todos na sociedade industrial. A função da sociologia nesse contexto é compreender o devenir necessário, isto é, indispensável e inevitável, da história, de modo a ajudar a realização da ordem fundamental. 

  1. As ideias de Auguste Comte, o criador do positivismo, influenciaram grandemente a formação da república no Brasil. No Brasil a influência do positivismo de Comte traduziu-se não só no ideário de nossos republicanos, mas nas ações políticas que acompanharam a Proclamação da República. Entre elas, a separação entre igreja e Estado, o estabelecimento do casamento civil, o fim do anonimato na imprensa e a reforma educacional proposta por Benjamin Constant, um dos mais influentes positivistas brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com