TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.752 Palavras (12 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 12

O Indivíduo e a Sociedade

  1. Qual a importância da vida em grupos os seres humanos?

R: A vida em grupo, a interação com outros indivíduos faz com que as características humanas possam ser desenvolvidas, transformando o animal homem em um ser humano.

  1. O que são interações sociais?

R: São as ações recíprocas de ideias, atos ou sentimentos entre pessoas e ou entre grupos.

  1. O que são processos sociais?

R: São interações repetitivas de padrões de comportamento comumente encontrados na vida social.

  1. Quais são os processos sociais mais importantes e considerados como básicos?

R: São eles: a cooperação, competição, acomodação, assimilação e conflito.

  1. O que é cooperação? Cite exemplos do seu cotidiano.

R: Cooperação é uma ação comum para realizar determinadas atividades para um determinado fim. É o trabalho em equipe com objetivo comum. A arrecadação de alimentos para doação à  pessoas necessitadas é um exemplo.

  1. O que é competição? Cite exemplos do seu cotidiano.

R: Cooperação é uma ação comum para realizar determinadas atividades para um determinado fim. É o trabalho em equipe com objetivo comum. A arrecadação de alimentos para doação a pessoas necessitadas é um exemplo.

  1. O que é um conflito? Em que define da competição? A sociedade pode coexistir com o conflito? Cite um exemplo no cenário mundial.

R: É um processo pelo qual pessoas ou grupos procuram recompensas pela eliminação ou enfraquecimento dos competidores. Diverge da competição, por ser, o conflito baseado em atitude consciente, emocional e transitória. A sociedade pode coexistir com o conflito, como por exemplo, nas guerras entre nações.

  1. O que é o processo social conhecido como acomodação? Exemplifique.

R: Ocorre quando um indivíduo ou grupos se ajustam a uma situação de conflito sem terem admitido mudanças importantes nos motivos que deram origem ao conflito. Consiste em criar acordos temporários entre os oponentes. A acomodação pode ser vida curta ou perdurar durante séculos. Por exemplo, o tratado de Tordesilhas, firmado entre Portugal e Espanha.

  1. O que é assimilação? Exemplifique-a como um processo de difusão cultural. Exemplifique com processos históricos concretos de diferentes países.

R: É um processo que implica que os indivíduos ou grupos alterem profundamente suas maneiras de pensar, sentir e agir. É um processo longo e complexo, que garante uma solução permanentemente para os conflitos. O melhor exemplo são as correntes imigratórias do Brasil que passaram a se identificar de modo que a nova cultura passou a fazer parte dela.

  1.  Estão aumentando as interações sociais do ponto de vista global? Há uma intensificação dos processos sociais básicos? Identifique e exemplifique.

R: Sim. Sim. Com o crescimento da tecnologia e a difusão cada vez mais rápida  das informações e noticias no cenário mundial, as interações sociais, as trocas de informações e ideias, e o compartilhamento cultural tornaram-se mais efetivos. Os meios de comunicação, as redes sociais, por exemplo, intensificam os processos sociais.

  1.  O que é socialização?

R: É o processo no qual o ser humano vai aprendendo o modo de vida de sua sociedade desenvolve a capacidade de funcionar como indivíduo e como membro do grupo é o que denominamos socialização.

  1.  Discuta o conceito de personalidade.

R: Personalidade é o sistema de tendência do comportamento total de uma pessoa.

  1.  O homem adquire personalidade própria ou já nasce com ela? Explique.

R: Ele adquire personalidade no momento em que nasce, continua ao longo de toda a sua vida e só acaba quando a pessoa morre.

  1.  O que é uma “personalidade normal” em determinada sociedade?

R: A “personalidade normal” difere muito de uma sociedade para outra e dentro de uma mesma sociedade podem existir várias “personalidades normais” em função das culturas existentes.

  1.  Como a criança adquire as tendências de comportamento aceitas pelo grupo social?

R: A criança adquire as tendências através de uma ampla definição que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, os costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos em sociedade, e essa aquisição é obtida pelo processo de socialização.

  1.  O que são os tipos positivamente sancionados de personalidade?

R: Os heróis são positivamente sancionados de personalidade que os sujeitos sociais são levados a copiar o que contribuem para o processo de socialização, os heróis são símbolos sociais mais expressivos, apresentando traços de personalidade que se querem imitar, o herói é sempre um exemplo a ser seguido.

  1.  Há tipos positivamente sancionados em qualquer grupo social? Exemplifique.

R: Os símbolos sociais contribuem para uma valorização e perpetuação de determinado sistema; podem ser manipulados, criados e servirem para determinado grupo social dominante, imponha valores ideais aos demais.

  1.  O que são valores sociais?

R: Os valores variam com as civilizações e, no interior de uma mesma civilização, com os grupos, camadas e classes sociais. Do mesmo modo os valores variam com o tempo numa mesma civilização e nos mesmos grupos sociais. Os valores é que determinam numa civilização para o qual vale a pena viver e, eventualmente, morrer. Os valores muitas vezes variam radicalmente de uma cultura para outra.

  1.  O que é juízo de valor? Por que emitimos juízos de valor?

R: Os valores se organizam em um ideal, que a sociedade impõe aos seus membros. Tal ideal se orienta os pensamentos e os atos dos indivíduos. Os mulçumanos que cometem ato de terrorismo suicida, possuem como ideal morrer por “ala”, na luta conta os infiéis; e consideram travar uma guerra santa a qual a morte é valorizada, sendo importante para qualquer família que cultiva esses costumes possuir em seu seio alguém que tenha morrido por esses ideiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com