TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

FÓRUM 1 - aulas 1 a 4

A partir da leitura das aulas das aulas 1 a 4, responda as questões abaixo:

A) Discuta a relação entre o surgimento sociologia no século XIX e a Revolução Industrial. Explique que tipos de transformações sociais a sociologia estuda a partir do surgimento da Revolução Industrial e do Capitalismo. (Cite pelo menos um exemplo)

Com a revolução industrial estavam ocorrendo mudanças sociais, politicas, economicas e tambem cientificas. Fez se então necessário o surgimento de uma ciência que tivesse como objeto principal a sociedade e seus fenomenos constituintes. A revolução industrial foi responsavel pelo o aparecimento de problemas até então nunca vistos como rebeliões, revoltas, conflitos de classe, miséria, prostituição, delinquência e alcoolismo, e que se tornaram generalizados. Esses eram alguns dos problemas sociais que fizeram com que a sociedade, enquanto unidade mais ampla; se tornasse um objeto de observação e reflexão teórica sistemáticas.

B) Explique porque o método sociológico de Durkheim considera um fato ou fenômeno social a partir dessas três premissas: "generalidade", "exterioridade" e "coercitividade".

Os fatos sociais se manifestam na sociedade sob a forma de padrões de comportamentos, formas de pensar, agir, crenças, costumes e valores morais. Por exemplo em um aldeia de indios, a cultura, comportamento e crenças deles são muito difentes dos nossos, eu não me imagino fazendos as coisas que eles fazem, porém se sou obrigado a conviver com uma comunidade assim, terei que me adaptar aos seus costumes e cultura, pois só assim conseguiria sobreviver. Quando Durkhein afirma os fatos socias baseados nas três caracteristicas, é exatamente essa ideia que queria passar.

C) Diferencie as solidariedades orgânica e mecânica no pensamento sociológico de Durkheim.

O que difere é que na solidariedade mecânica as pessoas tem os mesmos valores, costumes, crenças, pensam igual, já nascem trabalhando juntos. Já na orgânica, é ao contrario, são pessoas que muita das vezes possuem costumes, valores e crenças, totalmente difentes, mas trabalham em equipe, por exemplo em uma empresa, para marter a ordem e principalmente conseguir atingir os resultados. Estão embasados em normas e direitos que as empresas colocam.

D) Durkheim possui uma visão otimista a respeito da sociedade industrial, de modo que o capitalismo e o progresso científico são bem vistos sob a sua análise. A partir de suas leituras, relacione a solidariedade orgânica com o POSITIVISMO em Durkheim.

Com a industrialização e a modernização da sociedade, houve uma grande mudanças no comportamento das pessoas advinda com o desenvolvimento do capitalismo. As instituições sociais que mantinham e reproduziam o antigo sistema de valores (escola, religião, família, governo, as leis) já não existiam, acredito que foi a partir dai que Durkheim, começou a desenvolver sua teoria da solidariedade orgânica.

E) Pesquise a respeito das diferenças do três tipos de dominação legítima em Max Weber (tradicional, carismática e racional). Em seguida, procure relacionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com