TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Avaliativa 2 Fatec

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Aluno:Carlos Eduardo Alves Cardoso        

Polo:Jaboticabal        Turma:2° Semestre                                                                

Apresente suas respostas neste mesmo arquivo.

UA4-Q01  (1,5 pontos)

Segundo DIAS (2008), o que veio a ser o modelo Toyotista? Quais as diferenças existentes entre os modelos de fabricação Fordista e Toyotista?

A produção em massa do modelo fordista será gradativamente substituída pela produção enxuta (lean manufacturing) do modelo toyotista. O toyotismo não representa a total negação do fordismo. Segundo Taiichi Ohno, engenheiro chinês da Toyota e um dos principais mentores do modelo, trata-se de uma evolução, de um aprimoramento: o toyotismo corrige alguns excessos e algumas distorções do modelo fordista. Ou seja, permanece a busca contínua pela maior eficiência e maior qualidade possíveis, por meio da racionalidade e da padronização dos processos produtivos. Também permanece a busca pela redução de custos operacionais.

(Pesquisar na UA4, o capitulo 3, pags 6-7)

UA5-Q02  (1,5 pontos)

As relações de trabalho são relações sociais entre atores antagônicos, mas complementares, dentro do processo produtivo. Trata-se da interação existente entre os representantes do Capital e os representantes do Trabalho. As relações de trabalho são mediadas por várias forças que influenciam ou determinam os padrões organizacionais. Há quatro esferas de ação que se destacam: âmbito do Governo; âmbito da gestão e da Tecnologia; âmbito da gestão de pessoas; âmbito da cultura organizacional. Dentro desse enfoque, qual é o papel do governo e através de quais mecanismos influencia as relações de trabalho? Dê exemplos.

R: Começa pela legislação. No caso do Brasil, por exemplo, a legislação trabalhista determina várias obrigações às empresas que devem ser cumpridas, independente de qualquer negociação. A política econômica também influencia as relações de trabalho, pois maiores ou menores estímulos das políticas públicas moldam a forma Sociologia das Organizações como empregados e empregadores se relacionaram.

Por exemplo, o incentivo estatal à agroexportação e o endurecimento da legislação trabalhista rural provocaram uma mudança radical na forma de colher cana -de-açúcar. Antigamente existia a relação envolvia vários ‘boias-frias’.

Atualmente esta colheita é mecanizada. A política educacional pode ampliar ou diminuir o poder de barganha dos trabalhadores qualificados nas relações de trabalho com empresas com elevada necessidade de capital intelectual. A mobilização política das massas também está incluída nessa esfera: o maior ou menor grau de engajamento político da população afetará as ações dos trabalhadores nas relações de poder e nas negociações. Por exemplo, isso pode fortalecer ou enfraquecer o movimento sindical. Enfim, a ação do Estado moldará a relação de trabalho entre trabalhadores e patrões.

(Pesquisar na UA5, capítulo 1, item 1.1, pag 4)

UA6-Q03  (1,5 pontos)

Compreender as definições, conceitos e elementos da cultura organizacional é algo de grande importância para o gestor. Semelhante a cultura de uma nação, as organizações terão um conjunto de elementos culturais que influenciam as pessoas que nela trabalham. Dentro deste contexto, defina Cultura Organizacional e como é formada a cultura de uma empresa?

R:

A Cultura Organizacional é um marco referencial para os membros da organização. Ela influencia a conduta das pessoas que trabalham na empresa, estabelecendo padrões de convivência. Por essa razão ela pode ser entendida como um sistema de valores e crenças que são compartilhados pelos membros da organização e que interage com os trabalhadores, com a estrutura, com os processos, em especial o decisório e o de controle, produzindo normas de comportamento.

A Cultura Organizacional se forma a partir dos elementos culturais dos fundadores e dos primeiros membros da organização. A partir da interação cultural dos primeiros trabalhadores e dirigentes da empresa, forma-se então a Cultura Organizacional inicial. Evidente que, ao longo da existência da organização, será incorporada a Cultura Organizacional as contribuições culturais de novos membros, principalmente daqueles que exercerem papéis de direção ou de liderança. E a Cultura Organizacional se modifica e se constitui também por meio das experiências vividas pelos membros durante a atuação da organização em seu setor produtivo.

(Pesquisar na UA06, capítulos 2 e 3, pags 5-7)

UA7-Q04  (1,5 pontos)

Cultura Organizacional é o sistema de valores e crenças que são compartilhados pelos membros da organização e que interage com os trabalhadores, com a estrutura, com os processos, em especial o decisório e o de controle, produzindo normas de comportamento. Dentro desta perspectiva, em que condições as crenças e valores se tornam coletivas?  

R: As crenças e valores são resultantes de experiências repetidas e bem-sucedidas da organização. Nas primeiras vezes, muito provavelmente uma crença era reflexo de um dirigente ou líder do grupo. E provavelmente essa crença foi confrontada e muitos duvidaram dela. Mas se ela resolveu o problema uma vez e tornou a resolver outras vezes, aos poucos, o sucesso dessa crença é compartilhado pelos membros da equipe e vai, gradativamente, se tornando uma crença organizacional.

(Pesquisar UA07, capítulo 1, pagina 5)

UA4-Q05  (1,0 ponto)

A produção em massa do modelo fordista será gradativamente substituída por uma nova forma de produção proposta pelo modelo Toyotista, que não representa a total negação, mas uma evolução ou aprimoramento do fordismo. O toyotismo corrige alguns excessos e algumas distorções do modelo fordista. Dentro deste contexto, são características do modelo de fabricação Toyotista:

(Pesquisar na UA4, Capítulo 3, pags 6-7):

 (  )

a)

Trabalho monofuncional.

(  )

b)

Concentração em grandes fábricas

(  )

c)

Pouca dependência de fornecedores externos lho.

(  )

d)

Alto custo de estocagem

(X )

e)

Aumento da complexidade dos postos de trabalho, qualidade como filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (196 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com