TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AVALIATIVA 1 SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

Artigos Científicos: ATIVIDADE AVALIATIVA 1 SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  2.454 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Avaliativa I

Responda as questões:

1. Muitas pessoas não estão familiarizadas com tudo aquilo que a

ciência da Sociologia envolve. Se um de seus amigos lhe perguntasse

sobre o objeto da Sociologia, como você responderia?

O objeto de estudo da Sociologia “é a relação social onde quer que ela se manifeste e ela se manifesta onde quer que haja agrupamentos humanos”; é o conjunto diversificado da sociedade, a organização, as instituições sociais, a interação e os problemas sociais; os fatos produzidos pelo homem em sociedade, suas origens, desenvolvimentos e efeitos. Busca-se fontes de consenso, generalizações, padrões sociais, a fim de encontrar coesão entre os membros da sociedade, efeitos da interação face a face e causas e consequências das desigualdades. É a análise das ações pelas quais as pessoas suprem suas necessidades que criam modelos de relação social e consolidam-se ou são evitados conforme a adequação dos resultados.

2. Faça uma lista de cinco fenômenos sociais (cinco tipos diferentes de

relação sociais) que, de um modo ou de outro, podem constituir-se

em objeto de um estudo sociológico.

Todo e qualquer fenômeno social pode constituir-se em objeto de estudo sociológico. Em qualquer conjunto social o ser humano cria e desenvolve sistema de troca para satisfação de suas necessidades, dessa forma, todo conjunto social, com relações sociais diversificadas, formado a partir de situações assemelhadas e referentes a um mesmo aspecto da convivência, forma uma instituição social.

“Instituição Social é um sistema organizado de relações sociais relativamente permanente e que incorpora certos padrões de comportamentos com a finalidade de satisfazer e/ou vir ao encontro das necessidades básicas de uma sociedade.”

São exemplos de instituições sócias, e que podem, de um modo ou de outro, constituir-se em objeto de estudo da Sociologia: a família, a religião, a política, a educação e o lazer.

3. Identifique paradigmas (pelo menos dois para cada item):

a) No seu ambiente de trabalho.

b) No serviço público.

c) Nas festas de casamento.

d) Nas relações de trânsito.

e) Na escola.

A convivência está estreitamente relacionada com a sobrevivência, pois é da convivência que surgem os “modelos de satisfação das necessidades”, e esses modelos de relação, que deu ou não deu certo, são o que chamamos de paradigma. O paradigma funciona como se fosse um manual para cada situação. Quase todos os nossos comportamentos são fundados em paradigmas, por sabedoria adquirida pelo senso comum, ações repetidas sem muitos questionamentos, pois, sabe-se, que aquela relação, aquele comportamento, já fora outrora testado.

Assim, no ambiente de trabalho, por exemplo, devemos registrar nossa entrada e saída; existe uma certa “regra” de como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com