TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa: AD1 de Sociologia Organizacional

Por:   •  14/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  1.391 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Avaliativa:  AD1 de Sociologia Organizacional

Aluna: Nicyara Poeys de Freitas

Polo: Bom Jesus do Itabapoana               Matrícula: 15113110357

A partir da leitura dos textos referentes à Unidade I, escreva um texto respondendo as seguintes questões:

Muitas pessoas não estão familiarizadas com tudo aquilo que a ciência da Sociologia envolve. Se um de seus amigos lhe perguntasse sobre o objeto da Sociologia, como você responderia?

Quais são algumas da ideias a respeito do homem defendidas pelos sociólogos?

Obs.: O texto deve ter até 2 páginas e ser redigido em formato Times New Roman, letra 12, espaço 1,5.

Primeiramente deve-se esclarecer quer Sociologia é a ciência que estuda as diversas formas pelas quais se manifestam as relações sociais, podendo constituir-se em uma ferramenta, em um instrumento de intervenção social, assim torna-se uma ciência aplicada.

 Curioso que nós sempre estamos analisando alguém e sendo analisados ao mesmo tempo. Seja na maneira de se vestir, de andar, de nos comportarmos de modo geral. E quando temos chance, damos ainda palpite. Queremos resolver os problemas uns dos outros e até mesmo da sociedade. Dessa forma a sociologia é algo muito mais real, muito mais presente do que imaginamos em nosso dia a dia.

A sociologia tem como objeto as questões concernentes à natureza do ser humano, ao problema da ordem social e às causas e efeitos da desigualdade social; estudam a sociedade, a organização, as instituições sociais, a interação e os problemas sociais.

Conforme o texto de Joel Charon, a sociologia é uma disciplina que chegou aos Estados Unidos na virada do século XX sendo confundida com o trabalho de assistência social, interpretada de várias formas por vários estudiosos. Sendo, Montsquieu, Saint-Simon, Comte e muitos outros, os verdadeiros “pioneiros” da sociologia. Entretanto, quatro pensadores europeus tiveram especial importância para a disciplina e, juntos, podem ser considerados “os sociólogos clássicos”: Karl Max, Max-Weber, Emile Durkheim e Georg Simmel, Os mesmos serviram de inspiração para os sociólogos, para suas ideias, estudos e definições de conceitos. Diante de algumas opiniões e estudos, a Sociologia poderia ser definida como uma disciplina acadêmica que examina o ser humano como um ser social, resultado da interação, socialização e padrões sociais. É uma perspectiva que se preocupa com a natureza do ser humano, o significado e a base da ordem social, e as causas e consequências da desigualdade social, concentrando-se na sociedade, organização social, instituições sociais, interação social e problemas sociais.

Desta forma, ela pretende observar com espírito científico os fatos produzidos pelos homens em sociedades e a partir dessas observações, buscar explicações sobre sua origem, seu desenvolvimento e seus efeitos, podendo construir-se em uma ferramenta, em um instrumento de intervenção social.

Importante destacar que os sociólogos defendem ideias diferentes a respeito do indivíduo, para Marx e Durkheim a sociedade que modela o indivíduo, como a família, a religião, a política etc, devendo a sociologia estudar a sociedade. Já Weber entende que o indivíduo é um ser social e é ele quem dá ação, devendo a sociologia estudar o indivíduo a fim de descobrir o que o motivou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (197.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com