TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO AUXILIADORA ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA

Por:   •  29/5/2022  •  Resenha  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO AUXILIADORA

ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA

Professora Maria Auxiliadora Godinho

VALOR: 2,0

Nome dos alunos/pesquisadores

O que é pesquisa

A pesquisa tem como principal objetivo encontrar soluções para problemas propostos, por meio de métodos científicos. Pode-se dizer que é um conjunto de procedimentos sistemáticos e tem como base o raciocínio lógico. Ela também possui um caráter racional predominante. Pesquisa é uma palavra de origem espanhola e quer dizer procurar; buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar bem, aprofundar na busca (BAGNO, 2010). A pesquisa no cotidiano pode ser evidenciada em qualquer atividade de busca objetivando soluções futuras. Exemplo: Quando estamos querendo comprar uma TV nova, anotamos tamanho, modelo, marca e preço para se decidir ou quando queremos alugar uma casa, marcamos os anúncios que nos interessam em vários classificados. Esses são exemplos de pesquisa rudimentar, ou seja, ações humanas precedidas por algum tipo de investigação.

No entanto, nosso interesse aqui é tratar sobre a pesquisa científica. A pesquisa é o fundamento de toda e qualquer ciência. Assim, Bagno (2010) afirma que a pesquisa científica tem o objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso por meio da investigação.

ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO

Vamos ver as etapas da pesquisa científica apresentadas em Carvalho (2002): observação, hipóteses, coleta de dados, análise e conclusão.

Observação: Observar seu cotidiano, ver filmes, realizar debates e leituras em sala de aula provocam questionamentos que originam o desafio de se fazer uma investigação científica para aquisição de um conhecimento claro e preciso sobre uma determinada questão.

Hipóteses: São perguntas inteligentes que você faz sobre os questionamentos originados das observações e possíveis respostas que garantem o começo da interação com o objeto de pesquisa.

Coleta de Dados: É a etapa que inicia a pesquisa propriamente dita. Você começa a pensar em como coletar as informações, iniciar a coleta e organizar as informações.

Análise: É a interpretação dos resultados obtidos no processo de coletas de dados. Ao organizar e classificar os dados obtidos de acordo com os objetivos do trabalho, você começa a estabelecer as relações existentes entre os dados e as respostas aos questionamentos que você inicialmente elaborou.

Conclusão: É a declaração final que responde ou não à pergunta da questão motivadora. Nesta etapa, você manifesta seus pontos de vista sobre os resultados da pesquisa fazendo um resumo que procure responder seu questionamento inicial. Assim, a pesquisa, quando segue o método científico, é o primeiro estágio na busca do conhecimento científico. Ao apresentar estas etapas, nosso enfoque não é na formação de cientistas sociais ou de pesquisadores.

No caso da Sociologia no Ensino Médio o objetivo do ensino e da aprendizagem da pesquisa social é construir um olhar sociológico de desnaturalização e estranhamento dos fenômenos sociais. O nosso objetivo principal é que possamos desenvolver a criticidade e compreensão das explicações que nos são familiares e estáticas em relação ao mundo social, no sentido de “sempre foi assim, sempre será assim”.

É preciso não confundirmos o conhecimento científico, que é sobre o qual falamos até agora com o conhecimento do senso comum, que é aquele adquirido no cotidiano, através de nossas experiências. O senso comum é construído por meio de tentativas e erros e pela forma espontânea e direta de entendermos o que acontece na nossa vida. A Sociologia enquanto conhecimento científico não se baseia em noções prévias, na mera acumulação de dados e na percepção imediata dos fatos.

Agora vamos começar a pensar nossa pesquisa sobre um fenômeno social?

O trabalho a seguir será feito em grupo, 4 alunos. A entrevista deverá ser realizada com, no mínimo, 20 pessoas (amostragem) para que se possa extrair uma conclusão. A hipótese e a conclusão serão apresentadas na aula para a turma.

Observação/Problema

Problema levantado a partir da observação da realidade. Qual a percepção que as famílias têm sobre a as mudanças na sua condição de vida, se houve melhorias ou pioras no último ano.

Problema: “Houve alteração no padrão de vida das pessoas nos últimos quatro anos?”

Justificativa para a pesquisa:

O cenário político recente tem despertado um novo e ardente interesse de grande parte das pessoas, que, mesmo que não reconheçam interessar-se por tais temas, acabam assumindo fortes opiniões, muitas vezes inflexíveis, quanto a um ou outro assunto que se apresente.

Com tudo isso em mente, devemos reconhecer, entretanto, que, na mesma proporção que o interesse por assuntos de relevância política e social cresceu, também cresceram as dúvidas e a confusão. Isso se deve em grande parte à grande quantidade de informações disponíveis na internet e à grande facilidade em obtê-las. Nesse ínterim, a internet pode tornar-se uma “faca de dois gumes”, já que nem todas as informações que se apresentam são verdadeiras ou mesmo verificadas ou, ainda, podem tratar-se de uma interpretação seletiva de fatos, distorcendo um aspecto do objeto em questão em favor do argumento sustentado.

É bastante preocupante, também, o momento que atravessamos (pandemia, crises econômicas, políticas e climáticas). Tudo isto interfere e impacta o cotidiano das famílias em qualquer lugar do mundo e mais especificamente, no Brasil. Como compreender este assunto sem recorrer ao senso comum?

Baseado nesta premissa é o interesse sobre a realidade das famílias passa a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com