TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia: Um toque de Clássicos

Por:   •  18/4/2018  •  Resenha  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

Um toque de Clássicos -  Introdução

O contexto da Europa moderna, século 19,  era instável e cheia de crises. Foi nesse contexto (mudanças econômicas, políticas e sociais – racionalismo, empirismo e iluminismo como forma de entender o mundo) que nasceu a Sociologia, de modo a explicar esse CAOS.

Mudanças resultantes da industrialização

  • É importante entender que não há rupturas radicais;
  • A nova forma de pensar e comercializar geravam conflitos;
  • Com o Capitalismo, muitas crenças, princípios morais, religiosos e jurídicos foram sendo “quebradas”.
  • As instituições feudais, a aristocracia e campesinato foram desaparecendo.
  • Com a primeira Revolução industrial nasce o PROLETARIADO, sendo assim a urbanização se intensificou.
  • A modernização provocou o êxodo rural de milhares de pessoas, fazendo com que as cidades crescessem de forma desordenada e acelerada.
  • Logo, foi criando-se uma sociedade em que alguns tinham oportunidades de crescimento enquanto muitos outros ficavam marginalizados (os membros mais frágeis do sistema).
  • Devido à falta de condições sanitárias, à falta de esgotos, junto com a fome e lixo acumulado nas ruas, a mortalidade aumentava. Foi somente com as revoluções industriais e agrícolas que foi reduzida as taxas de mortalidade e um aumento da população.
  • As condições de trabalho eram péssimas, desde crianças até homens adultos trabalhavam, com salários insignificantes e em meio a um ambiente deficiente e precário. Além disso, havia acidentes com as máquinas e multas.
  • Começaram as mudanças por meio de movimentos trabalhistas, alterando a legislação e criando sindicatos. Como também na esfera familiar. Além das alterações nas relações afetivas (amor romântico, casamento por escolha e reconhecimento da infância).

O infanticídio era secretamente praticado e moralmente admitido. [pic 3]

  • Percepção do Tempo foi modificada, registro e controle do tempo. O trabalhador perde controle do ritmo de trabalho.

Antecedentes intelectuais da sociologia

Algumas ideias foram essenciais para o nascimento da Sociologia como ciência:

  1. Reforma Protestante – agora o indivíduo era o principal nexo com a divindade;
    Empirismo; Racionalismo Cartesiano
  2. Revolução Francesa – confiança na razão e no progresso. Esse movimento mexeu com o quadro sociopolítico. Surge a ideia de liberdade, e começa a igualdade civil entre os sexos.
  3. Revolução Industrial

Mostesquieu, filósofo político “o meu direito vai até onde o seu termina”. (03 poderes);

Rousseau, modificou o pacto social “o homem é bom, a sociedade é que o corrompe” (O estado civil é um processo histórico);

Para o Iluminismo a Razão levaria a humanidade ao progresso, Diderot e D’Alambert publicam A Enciclopédia e os homens responsáveis pelas invenções (máquina à vapor) e descobertas se tornam a camada social dominante.

Novas máquinas, novas descobertas, novos mercados, nova forma de produção.

Primeiras Sociologias: Ordem, Caos, Contradições, Evolução

A revolução francesa despertou um movimento contrário, por alguns europeus , chamados de profetas do passado, pois ansiavam por uma

  • Sociedade hierarquizada, estável, fundada em valores familiares religiosos, comunitários, assim como na ordem, coesão e autoridade.

Eles iam na contramão. Diziam que o homem agora era um ser alienado, anômico e desprovido de virtudes morais e espirituais.

Saint – Simon, por outro lado, acredita na revolução industrial, e na ciência como forma de progresso. Elaborados da Declaração dos Princípios (A indústria). Defendia uma sociedade liderada pela Classe industrial, onde o Governo só teria o papel de administrar e evitar a “classe parasitária”. Ela liberalista e via a Meritocracia como um meio benigno. (Socialismo Utópico)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com