TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia aplicada a ADM

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Vamos refletir mais sobre o processo de socialização e formação da cultura. Releia as Unidades 1, 2 e 3 do livro-base da disciplina, assim como os textos de leitura complementar, de Anthony Giddens. Assista às quatro primeiras vídeo-aulas. Depois, leia a reportagem “A riqueza que vem do lixo”, disponível no seguinte link:

http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/0072/noticias/a-riqueza-que-vem-do-lixo?page=1

A partir das perspectivas de Durkheim, Marx e Weber e das do livro-base da disciplina, responda: como os diferentes conceitos de socialização e formação de cultura podem nos ajudar a entender como “seis empreendedores enxergaram bons negócios no que a maioria das pessoas considera apenas entulho”?

Através de uma visão empreendedora, eles enxergaram um bom negócio onde ninguém viu antes. A cultura arraigada de que lixo é apenas lixo, fez com que as pessoas não percebessem a riqueza existente nesses materiais. Estamos num mundo de constante mudança em que a sociedade está em construção da sua própria cultura. A idéia de um planeta sustentável nem sempre fez parte do dia a dia das pessoas, antes se tinha a idéia de que a os recursos naturais eram inesgotáveis. Hoje a sociedade tem uma maior preocupação com essa questão. Segundo Dukheim a educação é entendida não só como o que é ensinado na escola, mas em todas as instituições sociais, é a forma pela qual a sociedade como realidade externa passa a fazer parte da “bagagem” mental, interna, de cada individuo. A sociedade atua como uma força operativa e imperiosa sobre os indivíduos é a socialização. Segundo Marx é preciso ter educação para emancipação. Esses empresários visionários usaram da sua educação ambiental para empreender em sustentabilidade. A teoria social de Marx busca analisar cientificamente as razões de a sociedade capitalista gerar continuamente a miséria e o empobrecimento de grandes segmentos da população e beneficiar exageradamente uma elite, detentora do poder político, econômico e cultural. A tendência do capital é a acumulação interminável do próprio capital como meta suprema, movida pela lógica implacável do lucro e da concorrência. O que devemos perceber são as mudanças as quais devemo-nos habituar como sociedade para um crescimento comum do grupo. Isto é, moldar nossa personalidade, educando-nos para socializarmos em pró de um bem comum, assim como fizeram os seis empreendedores em questão. Para Weber o conceito de ação social define como uma conduta humana (omissão, permissão) dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa, pode ser individualizados e conhecidos ou uma pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos.

Seja qual for a ação social, ou a razão pela qual foi empregada essa razão, o importante é que a sociedade participe como um todo mudando sua visão, se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com