TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia teoria weber

Por:   •  13/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

1. De posse do entendimento de Weber fazer uma comparação com as postulações teóricas desenvolvidas por Abraham Maslow, que trata das hierarquias das necessidades humanas. 

Para Weber, para se compreender a realidade social o individuo é o elemento primordial. Por isto ele centrou sua atenção no sujeito individual. Na teoria de Weber, é o ser humano, o individuo social, quem dá significado a ação. Cada indivíduo age por um motivo que lhe é dado, seja pela tradição, seja pela emotividade, seja por interesses racionais, cabendo a sociologia descobrir esses possíveis sentidos presentes na realidade, pois para ele a sociologia é uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social e para a explicação causal em sua realização e seus efeitos. Desta forma o sentido que os homens estabelecem em suas ações é o que fundamenta a ordem social. Completando isto Maslow desenvolveu a teoria das necessidades humanas onde para Maslow grande parte do comportamento humano pode ser explicado devido suas necessidades e desejos. Quando o ser humano sente uma necessidade ela é considerada um estimulo a ação. Logo Maslow considerava as necessidades como fontes de motivação. Estas necessidades se dividem em cinco grupos, que se estabelecem numa pirâmide de hierarquias são elas:

[pic 1]

Portanto as duas tórias se completam, pois para Weber cada individuo age por um motivo, seja pela tradição ou por interesses racionais, e para Maslow devido o ser humano sentir necessidades ele é motivado,ou seja a necessidade é a fonte de motivação para o individuo onde ele age tentando suprir cada uma dessas necessidades.

REFERENCIAS

http://virtual.ufms.br/file.php/1674/Sociologia_Organizacional_/Sociologia_Organizacional_Miolo_Online_2ed.pdf

http://www.portal-administracao.com/2014/09/maslow-e-hierarquia-das-necessidades.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (606.1 Kb)   docx (555.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com