TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Startups Empreendedorismo Digital

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.073 Palavras (13 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 13

STARTUPS E O EMPREENDEDORISMO DIGITAL

Denise Paz Martins Vieira

Vítor Marega Mörschbächer

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira (GFI0058) – Prática do Módulo II

24/11/2015

RESUMO

Em um mundo onde há explosões de idéias empreendedores cada vez mais ousados se arriscam em um novo conceito de negócios as empresas chamadas de Startup, este é o empreendedorismo digital que cresce de forma vertiginosa devida a sua oferta de baixo custo e lucros rápidos, e como nessa era digital a divulgação da informação se dá quase de forma instantânea é extremante atrativo investir nesse novo modelo ainda mais quando se tem exemplos de sucesso. Mas esta jornada nem sempre é vitoriosa a todos porque inicialmente o que parece simples pode vir a se tornar bastante árduo, não por menos inúmeras empresas fecham antes mesmo de completar um ano. Neste mercado competitivo há de se ter muito empenho saber se renovar e se reinventar com a mesma velocidade que a toda demanda exige. Persistência e originalidade são um diferencial a todos que trilham esse caminho em busca da tão sonhada posição sólida empresarial.

Palavras-chave: Empreendedor. Crescimento. Startup

1. INTRODUÇÃO

       Startups são empresas de baixo custo e de lucro relativamente rápido, com uma pesquisa documental temos o objetivo de desenvolver um aparato de uma forma geral desde segmento que cresce e  que além de atrativo a muitos empreendedores é de alto risco, uma vez que os projetos devem ser bem estudados e elaborados e a pesquisa de campo do mercado é fundamental para atingir o público alvo em sua plenitude para o alcance do sucesso.

2. ORIGEM

       Startup apesar de parecer ter sido extraído do mundos dos videogames é um termo americano e significa "o ato de começar algo", o termo começou a ser popularizado nos anos 90 quando tivemos a primeira grande explosão da "bolha da internet". Diversos empreendedores da época, surgiram com ideias inovadoras e pioneiras no cenário mundial, principalmente focadas em tecnologia e tecnologia da informação.

       O Vale do Silício, uma região da Califórnia nos Estados Unidos, conhecido desde os anos 50 por produzir inovações científicas e tecnológicas, iniciou nos anos 80 e 90 o startup em algumas empresas que ainda eram pequenas e a partir dessas ideias saíram empresas como Google, Apple Inc., Facebook, Yahoo!, Microsoft, entre outras.

       Todas essas empresas, são exemplos de startup, que hoje estão fortemente solidificadas e são líderes nos seus setores de atuação de mercado.

       No Brasil, o termo passou a ser conhecido e usado por aqui com o famoso fenômeno "ponto com" entre 1996-2001. Por aqui o termo significava um grupos de pessoas trabalhando com uma ideia diferente da comum e que poderia fazer dinheiro com aquilo. Nunca fugiu muito da ideia original de startup, que é iniciar uma empresa e colocar em funcionamento.

2.1 DEFINIÇÃO

       Startup significa um grupo de pessoas em busca de explorar atividades inovadoras em torno de um modelo de negócios escalável e que seja repetível.

       Repetível significa utilizar o mesmo produto em uma escala ilimitada sem ser necessário adaptações para cada cliente, como por exemplo, o modelo de pay-per-view, o mesmo filme pode ser distribuído para diversos clientes que estejam dispostos a pagar ele sem que haja necessidade de adaptações, não havendo assim impacto tanto na disponibilidade do produto quanto no custo por cópia.

       E ser escalável é a chave principal de uma empresa Startup, ou seja, crescer cada vez mais em receita, mas com os custos crescendo de uma forma bem mais lenta, assim acumula-se lucros e geram-se riquezas.

       Isso significa que a empresa pode atingir um grande número de clientes e gerar em pouco tempo lucros, sem haver um aumento dos custos.

       Mas neste formato de empresa há um cenário de incertezas, uma vez que é difícil afirmar que aquela ideia e projeto irão dar certos e serão lucrativos ou ao menos sustentáveis.

2.2 CARACTERÍSTICAS

       Existem características que diferem os Startups dos negócios tradicionais, o grande potencial de crescimento versus seu investimento inicial.

       Características que fazem uma empresa ser considerada Startup:

- Não se tem certeza que e a empresa dará certo

- São modelos de negócios inovadores e enxutos.

- São repetíveis, capaz de entregar o mesmo produto diversas vezes.

- São escaláveis, crescem cada vez mais sem influenciar o modelo dos negócios.

- Crescem em receita, com custos baixos.

2.3 VANTAGENS E DESVANTAGENS

2.3.1 Vantagens:

  • Definindo Padrões: Você define as normas. Você define as políticas. Você está criando uma cultura corporativa pedaço por pedaço

  • Possibilidade de trabalhar em diferentes departamentos: Você além de ser o responsável, terá que tomar decisões práticas e estratégicas.
  • O grupo de trabalho é normalmente muito pequeno, por isso todos precisam ser multifunção. Você poderá estar em um planejamento de marketing e logo em seguida ter que resolver problemas financeiros.
  • Caso a empresa tenha sucesso: Você poderá ter orgulho de ter admitido o risco de criar algo do zero, de estar produzindo seu melhor trabalho, assumindo riscos e rompendo barreiras.
  • Esse tipo de negócio atrai pessoas criativas, que enfrentam riscos. É um ambiente propício para o desenvolvimento de ótimas ideias, já que oferece a colaboração de pessoas de diversas áreas.
  • Todos os dias, você poderá aprender novas coisas, participar de processos e práticas diferenciadas. Cada nova mudança trará uma oportunidade de aprendizado.

2.3.2 Desvantagens:

  • Mudanças fazem parte do cotidiano de quem trabalha com startup. Estratégia e posicionamento costumam passar por muitas reformulações. E significa que, muitas vezes, será necessário cancelar os projetos que não deram certo e recomeçar tudo do zero após diversos meses de trabalho.

  • Normalmente os recursos são escassos: Seja ele financeiro, tecnológico ou humano. Apesar dessas limitações, a cobrança por resultados é muito grande, principalmente se houver investidores.
  • Uma vez que o quadro de funcionário pode ser reduzido, a dependência da empresa é muito grande. Sendo assim é possível que a carga horária de trabalho dos funcionários seja muito pesada, incluindo finais de semana e feriados.
  • A maior parte das startups ainda é desconhecida pelo mercado. Isso obriga o profissional a se esforçar muito mais para que o negócio dê certo e o reconhecimento chegue.
  • Instabilidade nesse tipo de emprego costuma ser maior do que em qualquer outra empresa. Reter ou demitir colaboradores nesse ambiente é uma decisão que depende do direcionamento escolhido para o negócio.

2.4 PERFIL DO EMPREENDEDOR

       O perfil do empreendedor digital traça-se da seguinte forma, o empreendedor precisa ter características e aptidões diferenciadas do ambiente empresarial e do mundo físico.

       O mundo “online” possui características que o torna diferente do mundo físico, nem todos os empresários bem sucedidos no mesmo conseguem obter êxito no mundo “online”.

       O empreendedor precisa ter disposição e resistência para um trabalho intenso e por vezes cansativo, decisões precisam ser tomadas rapidamente, a tensão e a fadiga andam lado a lado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com