TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

STARTUP SUSTENTÁVEL: UM CASO DE EMPREENDEDORISMO VERDE

Por:   •  1/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.008 Palavras (21 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        DESAFIO 1 – EMPREENDEDORISMO        4

2.2        DESAFIO 2 – GESTÃO DE PROJETOS        5

2.3        DESAFIO 3 – MODELOS DE GESTÃO        8

2.4        DESAFIO 4 – HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE        10

2.5        DESAFIO 5 - LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA        14

3        CONCLUSÃO        17

REFERÊNCIAS        18

  1. INTRODUÇÃO

Esse semestre trabalharemos com a temática de empreendedorismo verde e com isso o acadêmico terá a oportunidade de reforçar suas habilidades respondendo as questões propostas nessa PTI semestral. O primeiro tema a ser abordado nesta PTI é sobre o empreendedorismo no qual levara o acadêmico a questionar quais são as características do empreendedorismo social e com isso citar o que é uma Startup. Por fim falara o que é o intraempreendedorismo verde e quais são os fatores presentes para estimular uma organização.

O acadêmico também irá trabalhar na disciplina de gestão de projetos o quesito voltado para a comunicação sabendo que é uma ferramenta bastante importante dentro de uma organização e dentro dessa situação de PTI ele enfatizará quais os processos essenciais na gestão de comunicação na aplicação de um projeto voltado para uma Startup. Também mostrara qual é o papel do gerente de projetos dentro daquele jeito (modelo) de comunicação

Será trabalhado também na temática de modelo de gestão as questões organizacionais com a indagação da empresa de estrutura orgânica citando quais são as principais características para esse ramo e quais as principais benefícios desse implantar essas estruturas em determinada empresa para que a tecnologia e veremos que a inovação pode trazer resultados para a sustentabilidade socioambiental.

Somado a isso também na disciplina de homem cultura e sociedade o acadêmico será levado ainda a questão do capitalismo global buscando a preservação da vida e quais possibilidades de mudança dentro do quadro levando em consideração o atual cenário capitalista

Por fim na disciplina de legislação social e trabalhista onde o acadêmico irá reforçar os seus conhecimentos diante dessa disciplina ao longo do semestre e responder. Quais os objetivos do trabalho intermitente e quando ele pode ser utilizado e debater os direitos do empregado dentro do seu ambiente de trabalho e sua opinião voltada para assuntos de ferramentas de precarização de trabalho. Diante de tudo isso o acadêmico reforçará os seus conhecimentos e habilidades ao longo do semestre para que possa estar fundamentado e acarretando conhecimentos para sua profissão


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. DESAFIO 1 – EMPREENDEDORISMO

O termo Empreendedor, sendo o ato de empreender, pode ser mais bem compreendido como uma forma de fazer algo novo e diferente dentro de um mercado, uma empresa ou até mesmo para uma sociedade. Restringindo-se aos negócios, o perfil empreendedor possui características específicas que sempre o levará a buscar por novas oportunidades.

Dentre os tipos de empreendedores, é possível destacar o empreendedor social, cuja vontade de fazer algo bom e relevante para a sociedade está atrelada a ideia de ganhar dinheiro. São profissionais ambiciosos, persistentes e inovadores que se preocupam com as grandes questões sociais e que estão sempre em busca de ideias práticas que tragam mudanças reais na sociedade em questão. Seu principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras a fim de que uma comunidade, cidade ou região possa se desenvolver de maneira positiva e sustentável, dando fim aos problemas sociais.

Vinculado a esse perfil empreendedor, está a economia verde. Também chamado de empreendedorismo verde, refere-se ao conjunto de processos produtivos que, ao serem aplicados em um determinado local, é capaz de gerar nele um desenvolvimento sustentável nos aspectos sociais e ambientais. Suas principais características estão no pouco uso de combustíveis fósseis e aumento do uso de fontes limpas e renováveis de energia, no aumento da inclusão social e na erradicação da pobreza, nos investimentos e na valorização da agricultura verde, no tratamento adequado do lixo com eficiência na reciclagem, além da qualidade e eficiência no sistema de mobilidade urbana.

Ao falar de empreendedorismo é válido ressaltar as startups, que nada mais são que um grupo de pessoas com espírito empreendedor à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. É um tipo de empresa inovadora com custos muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores, podendo ocorrer tanto no meio virtual (internet) como no ambiente físico.

Com todas essas ramificações do termo empreendedorismo, surge a seguinte pergunta: “Como funcionário de uma empresa, consigo expor o meu espírito empreendedor?” E a resposta é SIM. É o chamado intraempreendedorismo, onde ações empreendedoras dentro das empresas são praticadas por funcionários, gerando criação de valor e de diferenciais competitivos para a organização.

O estímulo ao empreendedorismo interno pode ocorrer por meio de compensação e reconhecimento à funcionários que apresentem essas características. É importante haver um ambiente propício à inovação e criatividade, que proporcionará e encorajará ao desenvolvimento de novas ideias, aumentando significativamente a possibilidade de sucesso das organizações.

Dessa forma, empreender é conseguir fazer algo inédito e diferente a fim de buscar novas oportunidades de negócios, com foco principal na inovação e criação de valor. Seu termo é bem amplo, uma vez que engloba diversas conceituações, podendo não só gerar lucro é estar presente em donos de negócios, mas também estar voltado para o âmbito social e ser uma característica presente e exercidas por funcionários de empresas e organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (254.9 Kb)   docx (69.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com