TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Subway - Diagnóstico Empresarial

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  2.768 Visualizações

Página 1 de 7

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

  1. INTRODUÇÃO

  1. HISTÓRICO DA EMPRESA

Este trabalho teve como foco a empresa Tati’ana Comercio de Alimentação LTDA que é franqueada da rede de restaurantes Subway, e tem como objetivo prestar uma consultoria para analisar as macro problemáticas da empresa e soluções para um melhor funcionamento organizacional.

  1. Histórico e Perfil da Empresa

  1. Subway: de uma necessidade a marca mundial

Em 1965, Fred DeLuca definiu que realizaria seu sonho de se tornar um médico. Ao procurar uma forma de pagar pelos estudos, um amigo da família sugeriu que ele abrisse uma lanchonete de sanduíches em formato 'submarino'. Com um empréstimo de mil dólares, o amigo, Dr. Peter Buck, ofereceu-se para se tornar o parceiro de Fred. Essa relação empresarial mudaria o cenário da indústria de fast-food.

O primeiro restaurante foi aberto em Bridgeport, Connecticut, em agosto de 1965. Logo após a abertura, Fred e Peter estabeleceram a meta de terem 32 restaurantes abertos dentro de 10 anos. Fred logo aprendeu os passos básicos para tocar um negócio, assim como a importância de servir um produto de qualidade, bem feito e com ótimo atendimento ao consumidor, mantendo os custos operacionais baixos, com pontos bem localizados. Essas lições continuam servindo de base para o sucesso que a rede SUBWAY® possui ao redor do mundo.

Em 1974, a dupla já possuía 16 restaurantes operando em Connecticut. Percebendo que não atingiriam a meta de 32 restaurantes abertos no tempo estipulado, eles iniciaram o sistema de franquias da rede, lançando a marca SUBWAY®, que continua em crescimento até hoje.

Hoje a marca SUBWAY® é a maior rede de sanduíches em formato 'submarino' do mundo, com mais de 40.000 instalações. O Subway tornou-se a marca líder para pessoas que buscam rapidez e nutrição em refeições que podem ser desfrutadas por toda a família. Desde o início, Fred DeLuca teve uma visão clara do futuro da marca SUBWAY®. À medida que continuaram a crescer, foram guiados por sua paixão em conquistar clientes oferecendo ingredientes frescos, sanduíches deliciosos e feitos à escolha do consumidor.

  1. O Sonho de Tatiane

Após conhecer a franquia de restaurantes Subway em Brasília, Tatiane Bomtempo decidiu tentar implantá-la em Patos de Minas em 2008, mas a análise de mercado realizada pela franquia teve parecer negativo por não ter demanda devido ao perfil e cultura da população.

Tatiane não desistiu de seu sonho. Em 2012 ela tentou novamente e, após receber parecer favorável do Subway, abriu em sociedade com sua mãe Dona ........ a franquia na cidade em novembro do mesmo ano. Hoje está situada na Rua José de Santana, n° 366 no Centro de Patos de Minas – MG.

A empresa vem se consolidando cada vez mais no mercado, mas encontra alguns desafios em sua gestão em áreas especificas como o marketing que falta uma maior divulgação e a gestão de pessoas onde tem algumas desavenças entre colaboradores e treinamento para os mesmos e seus líderes. A matéria-prima para a produção bem como maquinário e uniformes são fornecidos pela franquia menos os vegetais e refrigerantes, tudo vem de São Paulo suficiente para uma semana.

A empresa é composta por 10 funcionários que se subdividem em Gestor/Dono, uma coordenadora, duas líderes de equipes que também são responsáveis pelo caixa, e as atendentes que são chamadas de artistas de sanduiche. O estabelecimento abre de 10:00 ás 23:00 horas onde as equipes se revezam em uma escala de 12x36 horas. Com objetivo de solucionar as problemáticas da empresa o gestor se dispôs a aceitar a implantação das ferramentas de controle e qualidade.

  1. Estrutura Organizacional

A empresa apresenta uma estrutura composta e subdivida por 10 funcionários. STONER (1985) define estrutura como a disposição e a inter-relação entre as partes componentes e cargos de uma empresa. Para o autor, a estrutura: especifica a divisão das atividades mostrando como estão interligadas, apresenta o nível de especialidade do trabalho e a disposição da hierarquia e da autoridade mostrando as relações de subordinação. Segue abaixo um organograma das divisões de tarefas e cargos na empresa: [pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]


  1. Instalações

O Subway-Patos de Minas tem como estrutura física um imóvel alugado na Rua José de Santana, 366 no Centro da cidade. A empresa é subdivida em quatro setores: área de atendimento e vendas, produção e estoque, vestiário para funcionários e o escritório onde funciona a parte financeira e administrativa.

  1. Visão

Segundo Oliveira (2005), a visão representa um cenário ou horizonte desejado pela empresa para atuação. Já para Hart (1994) ela é a compilação de desejos de uma empresa a respeito do seu futuro. A Subway tem como visão ser a número um classificada pelos clientes e número um em número de restaurantes em todos os mercados que ela serve.

  1. Missão


 Segundo Wright (2007):

“É essencial que os steakholder compreendam o motivo da existência da organização, ou seja, sua missão. Muitas vezes, a missão da organização é definida de um modo formal, por escrito, em uma declaração de missão uma declaração de propósito genérica mas duradoura, que identifica o alcance das operações de uma organização e o que ela pode oferecer para seus vários stakeholders”

.

A Subway tem a missão de fornecer subsídios a empreendedores para que estes possam competir com a indústria mundial de fast-food. Os novos entrantes serão treinados e capacitados para que possam operar o restaurante e, além disso, a franquia avalia juntamente com o empreendedor os possíveis locais de abertura do novo negócio, presta acessoria e fornece um guia operacional.

  1. Valores

Segundo Barret (2000):

 “Em uma organização os valores ‘dizem’ e os comportamentos ‘fazem’. Portanto, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender aos objetivos organizacionais quanto de atender às necessidades dos indivíduos.”

                                                                     

A Subway tem o compromisso de obter a satisfação do consumidor oferecendo produtos de alta qualidade com serviço excepcional e com bom preço, tem orgulho em servir os consumidores e toda a comunidade, procura a melhora contínua em tudo que faz, avalia o senso de urgência e enfatiza a inovação e o espírito empreendedor para lidar com o negócio, trabalha com o indivíduo para que se possa trabalhar em equipe e obter o sucesso e espera-se lealdade e respeito mútuo em todas as atividades feitas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (333 Kb)   docx (184 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com