TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE INDIVIDUAL SOBRE PCNS

Por:   •  28/5/2016  •  Dissertação  •  5.227 Palavras (21 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 21

 LICENCIATURA EM FÍSICA – Primeira Série – 2016

 

ENSINO DE FÍSICA I

SÍNTESE INDIVIDUAL 1 (SI1)- PRIMEIRO SEMESTRE (19/05/2016)

SÍNTESE INDIVIDUAL SOBRE PCNS, BRASIL OC, BRASIL DC, BRASIL BNCC E KAWMURA

AUTOR : JOSÉ VALDIRINO GASPARETO

PCN ENSINO MÉDIO BASES LEGAIS

Organizado pelo ministério da educação o projeto de reforma do Ensino Médio tem como prioridade focar na área da educação. O PCNS         de diferentes níveis e outros tipos de documentos oficiais no Brasil tem entrado em concordância com uma predisposição mundial. Com intuito de focalizar o ensino a gerar habilidades por parte do estudante.

Assim acontecera uma grande mudança nas instituições de ensino, se preparando pela lei LBD nº 9.394/96, que visa o término da junção entre Ensino Médio e Ensino Profissional.

Todas as análises feitas por estudiosos não entram em concordância que tal proposta tenha sido alcançada, por meio que foi implantada. Onde os sistemas e estabelecimentos de ensino médio devem criar e desenvolver alternativas institucionais com bases próprias com interesse em educar o jovem com determinadas variáveis de organização pedagógica. Tais variáveis em parceria com instituições públicas ou privadas como prevê na LBD.

Essas instituições devem ter como foco a formação básica, incluindo preparação geral para o mercado de trabalho, com inclusão das séries finais do ensino fundamental com o ensino médio. Tendo como proximidade a faixa etária do estudante e das características comuns da especialização da disciplina .

As diretrizes do novo ensino médio têm como principal agente na definição do currículo o professor, responsável pelo transformar do estudante que é o individuo alvo de toda a mudança. Tais diretrizes estão definidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para servir de orientação as escolas e os professores na implantação desse novo modelo.

Dispondo os conteúdos de forma arranjada por área, os Parâmetros Curriculares Nacionais geram caminhos para alcançar o objetivo de capacitar o estudante a torná-lo uma pessoa crítica, versátil com habilidades para continuar adquirindo conhecimento por conta própria , se adequando as constantes mudanças e exigências do mercado de trabalho.

O currículo do ensino médio deve ser orientado por:

  • Visão de conhecimento afinada com as surpresas que o acesso á informação está gerando de modo a fazer uma análise com previsão sobre a realidade.
  • Estar disposto a perseguir a visão organizando e fazendo um tratamento dos conteúdos do ensino nas situações de aprendizagem, destacando as interações entre as disciplinas abordadas no currículo.
  • Sensibilidade em identificar as relações entre os conteúdos de ensino e as situações de aprendizagem que interagem com a vida social e pessoal, estabelecendo uma relação entre o estudante e o objeto de conhecimento, tendo a percepção entre a teoria e suas consequências práticas.
  • Reconhecer as linguagens como forma de constituir reconhecimentos e aceitação de que o conhecimento é uma construção coletiva, mobilizando afetos, emoções além das cognições e competência intelectual.

Todos os conteúdos devem ser visualizados como uma ponte para a formação de competências onde o conhecimento deve ser passado e experimentado pelo aluno. O aluno deverá ser capacitado a constituir competências, habilidades e disposições de condutas onde seja inserido na sociedade de uma forma a produzir, ser crítico e criativo. Com as novas diretrizes fica bem claro a responsabilidade das instituições de ensino e do professor como deve ser estruturado o seu programa de ensino. Sendo dinâmico, não sendo preso a um livro didático.

Um programa que esteja dentro da realidade do estudando e do local com suas necessidades imediatas. O professor tem uma liberdade muito positiva, onde se exige muito trabalho e preparo do mesmo.

O ensino médio é a etapa final da educação básica onde o Ensino Fundamental mais o Ensino médio são igual educação básica. O Ensino médio deve conter no mínimo 2400 horas curricular.

 A Educação profissional não substitui a Educação básica onde serve de complemento.

A legislação vigente é a chave para a conexão entre Ensino Médio e Ensino técnico.

Nas Diretrizes Nacionais Curriculares do Ensino Médio tem a expressão “preparação básica para o trabalho” que não significa “Educação Profissional”. Uma instituição pode oferecer o Ensino Médio sem realçar a área profissional.

Na ênfase profissional não deve se ater apenas na parte diversificada dos currículos, onde não devera haver disciplinas estritamente profissionalizantes.

DISSERTAÇÃO DO ASSUNTO

        Com a mudança do ensino médio no Brasil a consolidação do estado democrático as novas tecnologias e mudanças na produção de bens, serviços que exigem que a escola possibilite aos alunos a se integrarem ao mundo.

        Partindo desse principio o ministério da educação em conjunto com os educadores de todo o Brasil chegaram a um novo perfil para o currículo em competências básicas para a inserção de nossos jovens na vida adulta compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações.

        A busca em dar significado ao conhecimento escolar, mediante a incentivar o raciocínio e capacidade de aprender.

        Os parâmetros cumprem o duplo papel de difundir a reforma curricular e orientar o professor na busca e abordagens e metodologias. Por isso se tem o entendimento da sua construção como um processo contínuo que influencie positivamente a prática do professor como é de esperado no processo de aprendizagem dos alunos.

BRASIL PCN Ensino Médio Ciências Natureza Matemática e uso de suas Tecnologias

        Proposta para o Ensino Médio, que relaciona às competências indicadas  correspondentes à área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Tem como pretensão explicitar as habilidades básicas, das competências específicas, desenvolvida pelos alunos de Biologia, Física, Química e Matemática no decorrer do aprendizado dessas disciplinas. Documentos correspondentes produzidos por esses texto traz elementos que implementam as diretrizes no Ensino Médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (228.6 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com