TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Marketing e suas ações

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.624 Palavras (11 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING EM UMA EMPRESA DE EVENTOS

Sabemos que atualmente, existem várias definiçoes sobre o que é marketing e qual a sua função, sendo que cada autor define marketing à sua maneira. Abaixo, estão algumas dessas definições, dos que podem ser considerados os principais teóricos da área.

De acordo com autor Philip Kotler, “’marketing” é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros” (KOTLER, 1994, p.234). Já segundo Basta et al (2003, p. 33) explica que o marketing também é um processo, mas “pelo qual se planeja e efetua a concepação e fixação de preço, a promoção e a distribuição de ideias , bens e serviços que estimulam os objetivos organizacionais e individuais”.

Como a empresa Inova ainda é nova, é preciso investir e utilizar o marketing ativamente, visto que é de suma importância para colocar a empresa no mercado e mostrar porque entrou no ramo, claro que toda empresa inicial em seu projeto tem custos, mas tudo deve ser estudo e planejado juntamente com os sócios.

De acordo com a visão de Richers (2003), o marketing transforma-se numa intenção de entender e atender o mercado. Observa-se, nessas definições, que o marketing é mostrado como um processo que visa a atender as necessidades dos consumidores por meio de variáveis que podem ser controladas.

Sabemos que as variáveis do marketing,  podem ser controladas, segundo Richers (2003), são: produto, preço, promoção e praça, as quais fazem com que o consumidor se satisfaça, pois terá a sua necessidade de consumo sanada.Ou seja,o marketing desenvolve mecanismos para poder entender o mercado e, com esse entendimento, é possível atender os consumidores, fazendo com que eles tenham desejos e necessidades atendidos.

Porém, essas definições gerais ampliam a visão de uma área que é Eventos que ainda tem muitos caminhos a serem explorados pelo uso do marketing.

Para um bom uso do marketing a empresa precisa analisar o mercado e saber onde irá atuar, o marketing mostrará como a empresa presta seus serviços, além de procurar parceiros para seus eventos. Mesmo porque o Marketing é necessário inicialmente pois os eventos são longos, demorados e necessários iniciar aos poucos, aumentando a quantidade com o decorrer do conhecimento tanto profissional quanto da empresa para com os clientes.

O uso dos 4Ps aplicados na empresa - Produto, preço, promoção e praça[pic 1]

  • Produto

Para satisfazer as necessidades, os desejos e as demandas, é preciso que hajam produtos e/ou serviços. Então, produto/serviço é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo.

KOTLER (2000, p. 416) define produto como sendo “algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo”, incluindo neste aspecto os bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, informações e ideias.

Os produtos oferecidos pela são: eventos prontos, ou seja, oferecer mão de obra, matéria prima em geral para confecção de eventos, seja formaturas, cerimónias de casamentos, aniversários, confraternizações entre diversos serviços da área de eventos, como oferecer o Buffet e cerimônias em gerais.

Na visão de CHURCHILL e PETER (2000, p. 164), “alguns aspectos da estratégia de produtos que podem afetar o comportamento de compra do consumidor são a novidade do produto, sua complexidade e sua qualidade percebida”. Por este motivo buscamos inovar sempre e procurar novos desafios ao montar um novo evento, procurar novidades, e nunca copiar, o diferencial é sempre importante.

Vale salientar que os produtos podem ser tangíveis e intangíveis, como é o caso dos serviços, por exemplo, a empresa oferece produtos e serviços, os produtos também serão os alimentos, bebidas, doces, bolos, brinquedos para as crianças, máquinas diversas em geral de alimentação como de algodão doce entre outros, e serviços de mão de obra e confecções de decoração em geral.

  • Preço

O preço não é mais do que a expressão monetária do valor de um bem transacionado no mercado. Uma das questões primordiais da economia é estudar o processo pelo qual são estabelecidos os preços dos bens no mercado, ou seja, como funciona o mecanismo de mercado.

Segundo a Teoria Econômica, o valor de determinado bem (e, por definição, o seu preço) resulta do confronto, no mercado, entre a sua procura por parte dos consumidores e a sua oferta por parte dos produtores. No caso da procura, o valor atribuído pelos consumidores depende da utilidade que estes conseguem retirar do seu consumo, ou seja, do grau de satisfação de necessidades que o consumo do bem proporciona. Quanto à oferta, o valor atribuído ao bem pelos produtores depende dos custos de produção, isto é, do valor que é necessário despender em fatores produtivos para obter determinada quantidade do bem.

Segundo Kotler, “o preço é o elemento do mix de marketing que produz receita; os demais produzem custos.” (KOTLER, 2000, p. 476).

De acordo ainda com o autor Kotler (2000), quando se elabora uma estratégia de preço de um produto, é preciso observar os seguintes pontos: o produto deve ser suficientemente alto para proporcionar lucro a quem o está produzindo ou comercializando, porém não pode ser tão alto que desestimule a compra, por este motivo é preciso planejar.

Neste caso a empresa tenta superar as expectativas do cliente, mantendo o foco no melhor serviço e produto com preços na média e abaixo d mercado. Como há muitos concorrentes na área, a empresa Inova precisa sempre realizar a pesquisa de preços em outros concorrentes, conhecer quem são e como fazem suas propagandas, para se chegar a um preço justo, é preciso calcular despesas gerais e duplicar o valor, porém é preciso planejar.

CHURCHILL e PETER (2000, p. 361) ressaltam que “os profissionais de marketing criam estratégias de precificação para dar suporte aos objetivos de marketing. O modo como os preços são precificados varia de acordo com os objetivos organizacionais”.

Determinar o preço do produto e serviço que você colocará no mercado não é fácil, precisa ter conhecimento no ramo e no mercado de trabalho, pesquisa e conhecer o melhor modo de trabalhar com os 4Ps, além disso cada serviço e produto deverá estar com preços justos, pois deve pagar o que se gastou e claro gerar seu lucro, o preço é essencial mas também a praça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com