TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: QUESTIONÁRIO SOBRE O TEXTO DE FERNANDO LUIZ CORSI, MANCHETE DE JORNAL E DUAS CHARGES.

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 3

Esse breve trabalho tem como objetivo responder um questionário após as análises dos seguintes textos: o artigo científico “A questão do desenvolvimento à luz da globalização da economia capitalista” de Francisco Luiz Corsi (2002), a manchete do jornal Gazeta do povo, onde a Presidente do Brasil Dilma Rousseff responde à afirmação de Valderice do Nascimento sobre o tema “Crescimento em 2013 será mais robusto” e duas charges do portal do professor.

QUESTIONÁRIO.

A) Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

Os assuntos abordados pelos textos e cada charge do ponto de vista do estudo da economia são:

Texto de Francisco Luiz Corsi trata sobre o alto custo que países menos desenvolvidos encontram para se desenvolverem industrialmente, aborda também a globalização da economia e dos meios de produção.

A manchete do jornal aborda as políticas econômicas adotadas pela presidente Dilma Rousseff para evitar o crescimento da inflação, manter o mercado ativo e com maior criação de empregos e a diminuição dos juros nos investimentos das indústrias.

Primeira charge aborda o abismo entre as realidades econômicas de pessoas ricas e pobres devido à falta de investimento em projetos sociais. A criança perguntar ao pai se existe gente que come o que quiser a qualquer hora revela uma exclusão social e má distribuição da renda na sociedade.

Segunda charge ironiza a inclusão digital, promovida pelo Governo Federal, demonstrando a exclusão do cidadão, em especial a juventude por não possuir poder aquisitivo para novas tecnologias. Tal fato resulta em uma marginalização dos jovens.

Todos os textos abordam a má administração e planejamento do Governo Federal perante as necessidades dos cidadãos.

B) Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

Sim, há relação de causa-efeito entre os textos e as charges, pois, cada texto demonstra de uma maneira diferente o resultado das medidas tomadas pelo governo tanto para minimizar as necessidades sociais e alavancar o crescimento do mercado econômico.

As charges demonstram as consequências da má administração da renda e desenvolvimento precário do país, resultando em uma exclusão social das classes menos favorecidas economicamente.

C) Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

As quatro esferas da globalização são: Produtiva, econômica, tecnológica e comercial. Podemos sim correlacionar as quatro esferas com os estudos da globalização e as duas charges.

A primeira charge trata da globalização produtiva e comercial, expondo o desenvolvimento dos países e seu preço que em alguns casos é a exclusão social, onde o cidadão não tem acesso às necessidades básicas para viver.

A segunda charge aborda a esfera tecnológica, enfatizando a carência no acesso a novas tecnologias e a esfera econômica pela dificuldade do cidadão em manter o padrão tecnológico devido a seu alto custo.

D) De que forma as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com