TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento à luz da globalização da economia capitalista de Francisco Luiz Corsi

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO EM GRUPO – QUESTÃO PROPOSTA

POLO

Santos - SP

2016

TRABALHO EM GRUPO  – QUESTÃO PROPOSTA

I. Objetivo

Esse trabalho tem como objetivo a leitura do artigo cientificos "A questão do desenvolvimento à luz da globalização da economia capitalista de Francisco Luiz Corsi." (Corsi, 2002), da manchete da presidente Dilma Rousseff, na coluna semanal "Conversa com a presidenta", onde afirma: “Crescimento em 2013 será mais robusto.” (Agencia Estado, 2013) e análise das duas charges disponibilizadas no AVA UNIP.

II. Introdução

A disparidade social teve um aumento significativo para grande parte da população mundial nas últimas décadas. Os anos dourados do desenvolvimento crescente do capitalismo liberal parecem estar para minguando e dando espaço a um novo momento de desaceleração do crescimento econômico, gerando a necessidade de identificarmos quais as características por trás do quadro contemporâneo e de que forma podemos proceder, carregando o melhor deste momento e sanando os problemas característicos desse cenário.

III. Questão proposta

Depois que você leu o texto de Fernando Luiz Corsi, a manchete do jornal e as duas charges, responda::

a) Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

b) Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

c) Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

d) De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos

apontados pelas charges?

e) Quais os motivos desfilados no texto de Francisco Luiz Corsi para afirmar necessidade de revisão nos aspectos do desenvolvimento?

IV. Resoluções

A) Os textos e charges tratam do consumo, crescimento e desenvolvimento econômico, especialmente relacionado ao ambiente cada vez mais globalizado em que vivemos.

O artigo científico de Francisco Luiz Corsi trata dos efeitos da globalização da economia e meios de produção, do impacto causado para os países da chamada periferia e da evolução e estagnação política do capitalismo e neoliberalismo.

A Manchete do jornal trata das políticas econômicas adotadas pela então presidente Dilma Rousseff para controlar a inflação e mitigar os problemas advindos de um baixo crescimento econômico.

A primeira charge nos apresenta uma situação de exclusão social e econômica, devido à crescente desigualdade social entre ricos e pobres.

Já a segunda charge, em contrapartida, trata-se de uma uma sátira a inclusão digital, promovida pelo governo, uma tentativa de eliminar um novo grupo de marginalizados, mas ao mesmo tempo demonstrando uma inversão de prioridades em um governo preocupado com a exclusão social do cidadão, sendo que este se encontra em uma situação de miséria que não será sanada com um simples celular ou mouse.

B) O primeiro artigo nos apresenta a surgimento e desenvolvimento dos conceitos econômicos que encontramos no cenário mundial contemporâneo. Através do texto podemos analisar a evolução do capitalismo, o crescimento das condições de expansão comercial, acesso à informação e à comercialização de bens por boa parte, como também o impacto causado por este fenômeno, como a subordinação dos países periféricos, que não possuem as mesmas condições ou acesso aos meios de consumo, financeiros e tecnológicos, aos países centrais de quem dependem economicamente. Tais países buscam mudar sua posição no cenário global, tornando-se países pertencentes ao centro, mas com poucas chances de um pleno sucesso.

Na manchete, trazemos esse fenômeno mundial para a nossa realidade. A então presidente Dilma Rousseff, enfatiza a estimulação consumo, e do desenvolvimento econômico, ilustrando esse cenário do país periférico tentando industrializar-se e igualar-se a um país do centro. Ambas as charges vem para complementar este cenário, nos mostrando como tal crescimento econômico não vem necessariamente atrelado ao desenvolvimento social ou a um benefício para toda a população.

Pela primeira charge, vemos como os mais pobres, sem condições de consumo, são marginalizados pelo poder público, cujos esforços são insuficientes para sanar todos os problemas, principalmente em comparação com os esforços realizados para um maior desenvolvimento econômico. A segunda charge complementa este quadro, sendo mais um exemplo da crescente disparidade social.

C) Tratam-se das quatro esferas da globalização: a produtiva, a comercial, a tecnológica e a financeira. A primeira charge trata da globalização comercial, fazendo referência aos que têm condições de adquirir bens duráveis e da globalização produtiva, marcada por incentivos à produção industrial de bens de consumo duráveis. Já na segunda charge,  podemos notar a referência clara à esfera tecnológica. A esfera financeira está relacionada a ambas, de forma indireta, pois pelo lado negativo forma o cenário que age como pano de fundo para estas situações.

D) No cenário econômico, as relações internacionais trazem um progresso comercial e ampliação de mercados que possibilitam a redução de custos industriais e um maior desenvolvimento tecnológico mundial e favorece o consumidor, a concorrência e a dinamização do mercado.

Ambas as charges demonstram casos de pessoas vivendo à margem da sociedade em situações de miséria. Diversas causas podem ser levantadas para tamanha desigualdade social, ou como fatores que atrapalham a sua extinção, como a concentração da renda, falta de investimento em políticas sociais em favor de uma maior globalização, mais preocupado com o desenvolvimento industrial e tecnológico em um mundo onde parte da população ainda vive em situações precárias de fome, sede e carência de saneamento e saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (209.2 Kb)   docx (925.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com