TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA DECISÃO

Por:   •  20/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.286 Palavras (14 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]Faculdade de Tecnologia de São Paulo- Barueri

Disciplina de Processos Gerenciais - GTI 2016

Grazielle Santos

Professora: Margarete Cansado

 Teoria da Decisão

Herbert Alexander Simon


[pic 2][pic 3]

SUMÁRIO

1.Introdução

2. Biografia

3. Definições

    3.1 O que é Decisão?

    3.2 O que é Problema?

    3.3 O que compõe uma decisão?

4. Teoria da Decisão

    4.1 Processo Decisório

    4.2 Etapas que envolvem o processo

5. A organização como um sistema de decisões

6. Decorrências da Teoria da Decisão

7. Pincipais tipos de Decisões

    7.1 Decisões programáveis

    7.2 Não-Programáveis

    7.3 Decisões Semi-Programáveis

8. Condições de decisão

9. Conclusão

10. Referências

[pic 4]

1. INTRODUÇÃO

A teoria da decisão trabalha com a tomada de decisões racionais e consistentes em situações de incerteza, oferecendo um conjunto de conceitos e técnicas para apoio do decisor. O objetivo da Teoria da Decisão é apoiar a escolha de uma ação (ou de uma estratégia) que seja consistente com as alternativas, a informação, os valores e a lógica do decisor no momento da tomada de decisão.

Este trabalho foi realizado com objetivo de esclarecer a Teoria Das Decisões de Herbert Alexander Simon, que em linhas gerais visa na tomada de decisões por parte da organização e dos empregados, a qual pode-se ter o sucesso ou o fracasso.

É necessário para tomada de decisões uma análise do ambiente externo e interno, dado que as decisões podem refletir diretamente no funcionamento e produção da organização. Portanto em qualquer cargo exercido o administrador, gerente ou empregador deve ter o conhecimento do ambiente em que a organização se encontra para tomar decisões.


2. BIOGRAFIA

Herbert Alexander Simon nasceu em 15 de junho de 1916 na cidade norte-americana de Milwaukee-Wisconsin e faleceu em 2001, era filho de uma americana de origem europeia, e de um engenheiro elétrico que emigrou da Alemanha para os Estados Unidos em 1903. Foi um cientista norte-americano especializado em diversos ramos, como, psicologia, matemática, economia e inteligência artificial, e assim sendo bem popular por suas obras.

Iniciou seus estudos em uma escola pública de Milwaukee, na qual demonstrou interesse por ciências Sociais. Em 1933 entrou para a Universidade de Chicago estudando Ciências Sociais e Matemática, seu mentor principal foi Henry Schultz, econometrista e economista matemático, e defendeu uma dissertação de doutorado no campo da tomada de decisões organizacionais entre 1939 e 1942.

 Logo em seguida dirigiu um grupo de pesquisa na Universidade de Califórnia e foi professor de ciência política no Instituto de Illinois de Tecnologia. Voltou para Chigaco onde participou do Staff da Cowles Commission aprofundando-se nos estudos de economia na área de institucionalismo e realizou um trabalho para a disciplina de Governo Municipal. Estudando um dos problemas clássicos de orçamentação na administração do lazer público de Milwaukee. Se dividia entre duas partes: Conselho Escolar e o Departamento de Parques, Simon então, verificou que a simples decisão de distribuir recursos entre as duas divisões, ia muito além do que os manuais de economia ensinavam, observando as preferencias e apreço do tomador de decisão, geralmente, pensavam mais do que as considerações economicamente racionais (investir no que traz resultados melhores). A partir desse estudo Simon viu o problema como sendo uma questão de tomada de decisões humanas e de racionalidade limitada e em 1945 publicou Comportamento Administrativo, um estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas, que têm suas raízes no estudo de Milwaukee, onde obteve também o título de PhD, na área, em 1943.


Simon criou A Teoria Das Decisões, para que possa explicar o comportamento humano nas organizações, sendo assim, um emblemático da Escola Comportamental da Administração Convencional e da Escola Cognitiva do Pensamento.

Entretanto, em 1947 publicou Conduta Administrativa, obra em que posteriormente ele recebeu o Prêmio Nobel de Economia, argumentava que à medida que o negócio cresce, processos efetivos para a tomada de decisões tornam-se muito mais complexo, assim os gerentes têm dificuldade de obter todas as informações que eles precisam.

Em 1948, ele trabalhou na administração pública sob o chamado Plano Marshall, basicamente, visa à reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial. Em 1975 ganhou o Prêmio Turing por contribuições à computação.

Em 1978 recebeu o Prêmio Nobel de Economia por seu trabalho sobre os processos de escolha e teoria da decisão, desenvolvida durante o seu doutorado.

Por outro lado, leva em consideração a forma como eles afetam as decisões, tanto em suas relações sociais e de acordo com funcionários e parceiros. Isso faz com que, de acordo com Simon, o gerente não pode escolher em todos os momentos a estratégia certa para maximizar os benefícios (como a realização de análise econômica tradicional) e em vez disso se contenta com o pressuposto de lucro razoável que possam adaptar em suas decisões.


3. DEFINIÇÕES

3.1 O que é Decisão?

Decisão é saber escolher utilizando conhecimentos e habilidades  adquiridas ou à experiência entre várias alternativas para satisfazer um propósito. Portanto é o processo de análise e escolha entre as alternativas disponíveis de cursos de ação que a pessoa deverá seguir.

A tomada de decisões é basicamente o campo de maior virtude para o ser humano, e é o que nos faz diferentes do resto dos seres viventes. Quando enfrentamos um problema, devemos tomar uma decisão para poder soluciona-lo. Portanto, se apresentam nas alternativas, sobre as quais devemos raciocinar e tomar a que nos pareça suficientemente racional e que nos permita chegar o mais próximo ou aproximado da meta esperada. Emitimos em silêncio um plano, que nos ajuda na tomada de decisões, incluindo decisões relacionadas com modificar esse plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (280.3 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com