TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DAS FINANÇAS PÚBLICAS MICHAEL

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIA DAS FINANÇAS PÚBLICAS

MICHAEL DA SILVA RIBEIRO

POLO: PARACAMBI                                MAT: 122.131.101-91

Em um país que a população sofre a cada dia com a diminuição do valor real do salário, mesmo que seu percentual de aumento gira em torno de 10 a 20%. Mas, seu poder de compra diminui quase na mesma proporção, muitos especialistas colocam a culpa toda no Governo por não realizar politicas que diminuam a carga tributaria.

Alguns autores remetem em comparar a politica utilizada em outros países desenvolvidos com o nosso país em desenvolvimento, antes que possamos utilizar o velho ditado “a grama do vizinho é sempre mais verde”. Devemos verificar como exemplo claro o Japão, país que possui um desenvolvimento enorme e uma politica tributaria que não afeta tanto a população, mas no caso do Japão que se diferencia do Brasil é o fato de que lá o PNB deles é maior que o PIB o que no país ocorre o contrario. O grave entrave que acontece na economia do nosso país é o fato de nossa indústria nacional ser muito atrasada e o que é produzido fora do país não chega a ser um investimento forte na carga tributaria total do país.

Nos textos apresentados como base para o desenvolvimento dessa prosa, demonstra uma comparação mais realista com o que a nossa economia se equipara. O México também é um país em desenvolvimento e possui quase todos os nossos problemas cotidianos, mesmo assim a carga tributaria lá a muito menor, o artigo mostra que o preço do automóvel que se compra no território brasileiro chega a ser quase duas vezes o do mexicano dependendo do carro. Uma mostra disso é o Lamborgini que com o preço cobrado no Brasil dá para compra varias coisas além do próprio automóvel nos EUA. Mais, ai vem à pergunta para onde vai todo esse dinheiro? Será que está sendo utilizado de maneira a realizar as politicas para que se destine?

O país é um dos mais corruptos do mundo o que atrapalha em muito o seu desenvolvimento e sua distribuição de recursos. Por mais que as politicas demonstradas pelo governo sejam boas nunca chega a quem de direito precisa, o problema é mais grave do que se imagina. Uma demonstração feita em um artigo da internet mostra que o brasileiro poderia ser 27% mais rico se não houvesse tanta roubalheira na Nação. Outro fato é a margem de lucro que relatada por um empresário gira em torno de 40%, isso significa mais que o dobro de outros países, o Brasil infelizmente ainda não possui uma politica que reduza a taxa de lucro para a redução do valor do produto final e também uma diminuição da carga tributaria para assim se possa ter mais concorrência no mercado e com isso diminuir os preços para o consumidor.

Concluo que além do governo não se preocupar com o poder de compra da população, o que vem deixando o país com uma carga tão alta é a falta de investimento em novas tecnologias que trariam uma concorrência maior. Além disso, a diminuição da taxa de lucro seria fundamental para que ocorresse uma maneira mais justa para o consumidor final pudesse adquirir os produtos, por fim o que o governo precisa realizar de maneira urgente além do investimento é tentar combater a corrupção que facilitaria não só a diminuição da carga tributaria mais aumentaria a renda do brasileiro que no futuro trariam a Nação um desenvolvimento e a diminuição da desigualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com