TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMINAMENTO DA COMPANHIA

Tese: TERMINAMENTO DA COMPANHIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Tese  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

2 A TERCEIRIZAÇÃO NAS EMPRESAS

A empresa que será estudada é a Belgo Cercas e Cia Vale Telas, uma empresa de pequeno porte, mas que já atua no Vale do Paraíba um pouco mais de 20 anos. Ela está localizada na cidade de Taubaté-SP. Antigamente era chamada apenas de Vale Telas. Mas com a franquia adquirida da Belgo Bekaert Arames, cuja matriz é em Contagem-MG, a cerca de 3 anos, a empresa passou a ser chamada de Belgo Cercas e Cia Vale Telas. A rede Belgo Cercas e Cia é a única especializada em cercamentos no país.

A empresa Vale Telas foi crescendo aos poucos. Começou com serviços de serralheria. Prestava serviços de serralheiros como fabricação de portões, cestos de lixo, etc. Atualmente, segue no ramo de cercamentos em geral. Além de produtos comercializados como Gradis, Tela Galinheiro, Tela Mangueirão,... que não são de fabricação própria mas que pertencem a franquia da empresa, a Belgo Cercas e Cia Vale Telas fabrica telas de alambrado e telas onduladas sob medida.

O quadro de funcionários da empresa, nos dias atuais, consta de 15 funcionários, sendo: um gerente, dois vendedores, um auxiliar administrativo-financeiro, quatro auxiliares de produção e nove operadores de máquinas. Todos os funcionários recebem certificado de capacitação quando entram na empresa, como garantia de treinamento para manuseio das suas funções. Esse serviço é feito por uma empresa terceirizada.

O termo Terceirização é muito usado nos dias de hoje. Muitas empresas falam sobre terceirizar mãos de obra com o objetivo de reduzir custos na empresa. A empresa Vale Telas, mesmo sendo uma empresa de Pequeno Porte, ela terceiriza dois setores: administrativo (contábil, fiscal e Rh) e o setor de treinamento de funcionários. Mas para entendermos melhor é preciso conhecer o que é “Terceirização”.

Segundo Décio Franco et. al 2012 (pág. 94) “Terceiros são entidades externas à determinada organização, podendo ser caracterizados por uma organização, ...uma pessoa física ou ainda uma cooperativa”. São atividades atribuídas a outras empresas e que não alteram as atividades-fim da empresa. A legislação só permite a terceirização das atividades-meio, ou seja, são as atividades que não interferem no objetivo central da empresa. Podemos citar como exemplos de atividades-meio a manutenção das máquinas, as pessoas que cuidam da limpeza em geral, o setor administrativo, etc.

A terceirização não gera um vínculo empregatício com os funcionários da empresa contratada. Os funcionários terceirizados têm vínculo apenas com a empresa ao qual pertencem. Por isso “a Terceirização é regulamentada pelo Código Civil Brasileiro” (FRANCO, et. al., pág. 95).

Muitas empresas buscam a terceirização de alguns serviços devido aos benefícios que isso pode oferecer à empresa. Todas as atividades-meio ficam a cargo da empresa contratada, possibilitando a empresa contratante concentrar-se apenas nas tarefas essenciais para o seu bom desenvolvimento. Isso permite que a empresa direcione de maneira mais objetiva e efetiva o seu foco.

Outro benefício é um melhor controle dos custos e a sua redução, pois os serviços terceirizados são feitos por especialistas da área, evitando custos com treinamentos para exercer tal função. Isso permite reduzir também os custos fixos, pois o pagamento só será feito ao contratado quando tal função for exercida por ele, ou seja, não é um empregado fixo da empresa. Ele receberá mediante a execução do seu serviço prestado. Com a redução dos custos, transferindo as responsabilidades a terceiros, a empresa terá mais capital para investir em outras necessidades da empresa.

Mas para contratar uma empresa terceirizada é preciso tomar certos cuidados. Primeiramente, é necessário que a empresa conheça a empresa que será contratada: verificar a especialidade dos funcionários, o comprometimento da empresa. O contratado deve apresentar domínio na função que ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com