TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO DISSERTATIVO SOBRE O SISBOV

Por:   •  19/5/2021  •  Dissertação  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

No período da Pré-História, os primeiros hominídeos começaram a praticar o consumo de carne vermelha á partir de sobras de carcaça, desprovidos de qualquer cuidado com o alimento. Contudo, com os avanços da pecuária de corte e consumo de carne bovina, foi dispensado melhorias no abate, para assim ser proporcionada uma maior segurança alimentar para a sociedade. Assim, surge o Sistema Brasileiro de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (SISBOV) com o intuito de validar a certificação do rebanho e assegurar que os produtos cheguem com qualidade até a mesa do consumidor.

É relevante enfatizar a importância do sistema supracitado, uma vez que trata-se de um procedimento criado em prol do controle sanitário. Nessa perspectiva, segundo Clarice Lispector, “Não basta existir, é preciso também pertencer”, de modo que o produtor ao utilizar o brinco SISBOV para identificar cada animal, além de exercer uma cultura de coleta de dados em sua propriedade, tornam cada um deles membros de um determinado espaço, proporcionando assim uma maior segurança. Desse modo, ao credenciar a fazenda no sistema, o proprietário terá facilidade na administração e monitoramento do rebanho.

Ainda convém lembrar, que o SISBOV auxilia não só na identificação de focos de doenças e epidemias, como também na remoção de circulação as carnes que possam estar infectadas. Dessa maneira, com estes benefícios o valor agregado aos produtos é aumentado, pois com a capacidade de acessar as principais informações sobre os animais e os processos no abate, a propriedade irá conseguir certificar a qualidade dos seus produtos para o cliente. Logo, os custos implicados ao SISBOV serão certamente compensados.

Em virtude dos fatos mencionados evidencia-se, segundo Augusto Comte, a necessidade de ver para prever, e prever para prover; de maneira que é possível ver a importância do SISBOV, para assim prever alterações na saúde dos animais e repará-las, e então prover melhores qualidades dos produtos oferecidos pelos produtores rurais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com