TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG - Científico & jornalistico

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA

Trabalho em grupo – TG

[pic 1]

Aluno(s):

Evaldo Pereira da Silva ------------------------- RA: 1218136

Diva Aparecida Cardoso da Silva Souza --- RA: 1218600

Francisca Juliane Moreira ---------------------- RA: 1217787

Jayda Shizuko Lima Honda -------------------- RA: 1229576

Altair Borges da Silva -----------------------------RA: 1231268

Polo:

Jacareí SP

2015

Características de um artigo científico e sua diferença de um texto jornalístico

Um texto jornalístico caracteriza por expressar a opinião das pessoas, da redação, do jornalista, o que pode conter divergências entre observadores diferentes. Já num artigo científico relacionado ao futebol, o que se busca são as ações que realmente aconteceram ou que foram ditas, fazendo com que se aproxime da realidade. É usada uma linguagem no contexto da ciência, que busca a descrição que transmite confiança, assim como a comunicação clara e objetiva de fácil entendimento do público.

Diferente de um texto jornalístico que fala do esporte referindo a um atleta por exemplo, ou um evento esportivo, um artigo científico faz um estudo mais profundo do futebol, especificando o que é o futebol, a cultura que envolve esse tema, o mercado de trabalho futebolístico, sua metodologia, quais seus principais resultados obtidos, considerações finais sobre o assunto e por fim, faz as referências bibliográficas das pesquisas. O Estudo científico é muito importante para o desenvolvimento do esporte, o que pode ser melhorado, e analisado, o desempenho dos jogadores de futebol profissional é um exemplo de analise ou como o futebol gera ou não renda a um país. O estudo analisa a estrutura em si do esporte sempre buscando resultados para uma evolução e ou superação.

Fonte: http://observadoras.blogspot.com.br/2011/11/linguagem-cientifica.html

Com relação ao jornalismo científico, Rios et al. (2005) apontam como seu principal objetivo "promover a divulgação da ciência ao homem leigo, ou seja, àquele que não possui conhecimento específico em determinadas áreas" (p. 115). Dessa forma, a função do jornalista deve ser transformar a linguagem técnica e científica em uma linguagem que seja acessível ao público não especializado, de forma a facilitar a sua leitura. É dessa forma que o jornalista deve atuar, de acordo com os autores citados, como uma "ponte entre o cientista e o público não-especializado, informando a comunidade a respeito das várias questões que envolvem ciência e suas aplicações" (loc. cit.).

Já o jornalismo esportivo no Brasil, em específico, possui duas características básicas que são destacadas por Messa (2005, p. 1) e que foram relevantes no nosso corpus de análise. A primeira delas é que, segundo esse autor, o jornalismo esportivo apresenta um caráter de "mero entretenimento", de forma que as notícias, muitas vezes, tratam de ou fazem especulações sobre assuntos pessoais das vidas dos atletas, além do fato de que esse tipo de jornalismo encontra-se fortemente influenciado por interesses comerciais e propagandistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (158.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com