TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG Artigo científico x artigo jornalístico

Por:   •  28/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluna:

SARA PEREIRA WILLRICH FANTINI

                                                               

POLO

Brusque - SC

2015



     O artigo científico tem como finalidade discursiva pautada pela divulgação de conhecimentos acerca do saber científico, assemelhando-se, portanto, com os demais gêneros circundantes no meio educacional como um todo, entre eles, textos didáticos e verbetes de enciclopédias, onde muitas vezes nos deparamos com terminologias e conceitos da área científica que se refere o artigo, ele exprime a ideia principal e expõe fontes para comprovar essa ideia, dados estatísticos, estudos de caso, etc...

     Já o artigo jornalístico tem como principal objetivo a integração do público alvo com o canal de comunicação como jornais, revistas, livros, internet, etc... Ele parte do pressuposto de ser uma linguagem de fácil entendimento de maneira clara para evitar diferentes interpretações e dificuldade de entendimento. Deve-se evitar exprimir a opinião de quem está escrevendo o artigo deixando o leitor tomar suas próprias conclusões.

    Quando falamos de futebol e quisermos nos referir a uma partida de uma maneira científica vamos expressar os índices que aconteceram no jogo, como chutes a gol, número de faltas, km percorridos por cada jogador, para analisarmos a eficiência do time, em quais aspectos ele pode melhorar, dados muito relevantes para a comissão técnica.

     Quando vamos escrever uma matéria sobre essa partida de futebol para um público em geral vamos nos referir a ela com mais floreios, narrando em detalhes aquele gol que determinado jogador passou a bola pro outro, que acertou o chute e fez um gol lindo, por exemplo. Vamos falar da quantidade de pessoas que tinham no estado torcendo, vamos fazer a pessoa se sentir como se estivesse assistindo aquela partida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com