TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO ESTUDOS DISCIPLINARES

Por:   •  27/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

Pergunta: Explique de que forma a inclusão de educação ambiental, nas séries iniciais escolares, pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

O ensino fundamental é assim designado por considerarem que os aprendizados adquiridos em tenra idade, como alfabetização e operações matemáticas elementares, são indispensáveis para aquisição de conhecimentos mais complexos posteriormente. Um aspecto adicional é o fato de a infância ser considerada um momento excepcional e privilegiado na formação e consolidação de valores como ética, deveres cívicos e morais e respeito aos mais diversos elementos constitutivos da ordem social. A partir desse entendimento, a educação ambiental tem capacidade maior de influência sobre o indivíduo quando inserida nos primeiros anos escolares.

Adultos, em geral, tem como central certo patrimônio obtido socialmente e por meio de experiências individuais associadas à processos de socialização. Assim, questões apresentadas e desenvolvidas após a maturidade são tratadas como problemas acessórios, sem grande importância — em comparação ao núcleo que o tem alicerçado desde as experiências de formação. Deste modo, em geral, a educação ambiental tem um efeito mais tópico, superficial, pois não atinge o cidadão naquilo que se poderia considerar "essencial". Isso ressalta a importância de pautar esses assuntos ainda na fase inicial da educação básica.

As ameaças à florestas e o meio ambiente de forma ampla, desde o consumo desenfreado e os meios de produção irresponsáveis, até as políticas públicas que desconsideram o ambiente natural como fator relevante, nunca foram tão importantes nas relações nacionais e internacionais. O modo de vida consagrado e estabilizado se encontra em constante perigo. Mais uma vez, portanto, a relevância da questão obriga o desenvolvimento de uma política educacional correspondente. Em suma, é mais eficaz, em matéria de conscientização para práticas responsáveis que desembocam em uma sociedade melhor, que o tema da educação ambiental seja trabalhado nas séries iniciais do ensino fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com