TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG SINFONIA

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 2

O uso da metáfora é uma forma de compreender uma coisa utilizando outro termo, neste contexto a orquestra é um excelente exemplo para entender o funcionamento de uma empresa.

É possível relacionar pontos em comum entre a rotina de uma organização e  obras da musica clássica: tanto para execução de uma obra musical quanto para o processamento de um produto  é necessário a colaboração de todos os colaboradores, que juntos, integram uma equipe com objetivos e metas submissos a uma tarefa comum.

Do mesmo modo que na prática da música o desempenho das tarefas em uma empresa exige dos profissionais concentração nos pequenos detalhes sem ignorar o conjunto. Apesar de cada colaborador (musico/funcionário) ter como principal objetivo executar uma tarefa especifica da obra musical/negócio, todos trabalham juntos em prol dos objetivos da empresa.

O conhecimento da partitura completa/do negócio, do seu papel e do momento certo em que se deve tocar/agir é fundamental para que cada membro obtenha a excelência naquilo que faz.Cada integrante da equipe deve saber da sua responsabilidade para alcançar os objetivos almejados pelo grupo.

Outro ponto importante nesse contexto é o papel do maestro que é visto como o líder na visão empresarial. O maestro-líder sabe onde quer chegar e que depende da colaboração  dos seus liderados . A sintonia e entrosamento entre o líder e os demais funcionários são de extrema importância para alcançar  resultados.

Para obter um funcionamento coeso, harmônico e sinérgico há a necessidade de coordenar as diferentes partes da organização/orquestra. Assim como é a orquestra que faz música , é a empresa , em conjunto, que faz o negócio acontecer. O reconhecimento pela musica bem tocada ou pelo trabalho bem sucedido, através de um processo de colaboração, estimulam e motivam a todos.

Enfim, valorizar cada profissional, entender suas competências e evidenciar a importância da participação de cada um nos resultados são o combustível para o sucesso tão desejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com