TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI Verde: Tecnologia da informação sustentável nas empresas

Por:   •  20/10/2019  •  Artigo  •  2.362 Palavras (10 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 10

TI Verde: Tecnologia da informação sustentável nas empresas

Diamara Raquel da Silva Rocha[1], Josiene Ribeiro Lemes[2],

 Euzeanne Elias de Sousa Rodrigues[3]

RESUMO

A tecnologia da informação traz muitas vantagens para o desenvolvimento da sociedade, porém notou-se que devido ao seu crescimento os recursos utilizados agridem de diversas formas o meio ambiente e o ser humano, tais como elevado consumo de energia elétrica, emissão de CO2 e descarte irregular de equipamentos tecnológicos, causando assim a contaminação do solo pelos materiais utilizados para a produção desses equipamentos. Conhecendo essas desvantagens e a necessidade de se aplicar a sustentabilidade nas empresas, surge a tecnologia da informação sustentável (TI Verde). Este estudo tem como objetivo principal compreender o tema TI Verde e suas contribuições para a redução dos efeitos que a produção e o uso da tecnologia tem sobre o meio ambiente, conhecer suas práticas abordadas para conscientizar pequenas, médias, grandes empresas e a população a aderir as práticas verdes. Os objetivos específicos: identificar e analisar práticas de sustentabilidade voltadas para a tecnologia da informação; enfatizar sobre a importância da tecnologia da informação sustentável; identificar os benefícios da implantação das estratégias de TI Verde.

Palavras chave: TI Verde, Desenvolvimento, Sustentabilidade.

ABSTRACT

Information technology has many advantages for the development of society, but it was noted that due to its growth resources used in different ways affect the environment and the human being, such as high energy consumption, CO2 emission and disposal irregularity of technological equipment, thus causing contamination of the soil by the materials used for the production of such equipment. Knowing these disadvantages and the need to apply sustainability in companies, there is sustainable information technology (Green IT). The main objective of this study is to understand the theme Green IT and its contributions to reduce the effects that technology production and use has on the environment, to know its practices addressed to raise awareness among small and medium sized companies and the population to join practices. The specific objectives: to identify and analyze sustainability practices focused on information technology; emphasize the importance of sustainable information technology; identify the benefits of implementing Green IT strategies.

Key-words: Green IT, Development, Sustainability.

  1. INTRODUÇÃO

O grande avanço tecnológico e a necessidade de se aplicar a sustentabilidade nas empresas foram alguns dos fatores responsáveis pelo surgimento da tecnologia da informação verde. A TI Verde consiste em um conjunto de práticas e abordagens com o objetivo de diminuir o impacto ambiental dos resíduos tecnológicos. A tendência é que o setor de TI continue a crescer, e que cada vez mais sejam adquiridos equipamentos de tecnologia, principalmente notebooks, desktops, servidores, entre outros. Portanto é importante pensar em estratégias que visam diminuir o impacto destes equipamentos no meio ambiente. O departamento de TI das organizações é um ambiente pouco explorado quando se trata de práticas sustentáveis. A grande preocupação com as questões ambientais voltadas para a tecnologia da informação está relacionada a energia, co2 e lixo eletrônico, devido aos recursos utilizados. Sendo assim utilizar equipamentos mais eficientes e com capacidade de redução de consumo quando em baixo uso, compactação de servidores, descarte inteligente de equipamentos tecnológicos, são algumas práticas que podem ser aplicadas nas empresas para que a tecnologia da informação seja sustentável.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  • Sustentabilidade  

A palavra sustentabilidade aplicada as causas do meio ambiente surgiu na década de

1980 por Lester Brown o fundador de whordwatech Institute e acabou se tornando um padrão seguido mundialmente com algumas variações.

A palavra sustentável é derivada do latim sustentare no qual significa, sustentar, apoiar, conservar e cuidar. Sustentabilidade envolve em atender as necessidades de um jeito harmônico entre economia, sociedade e meio ambiente.  

A sustentabilidade é alcançada através do “desenvolvimento sustentável” no qual tem o objetivo de preservar o nosso planeta e atender as necessidades humanas de um jeito harmônico.  

A expressão “desenvolvimento sustentável” foi dita pela primeira vez em 1979 durante o simpósio das Nações Unidas sobre inter-relações de recursos ambiente e desenvolvimento em Estocolmo. Foi utilizada 1983 pela comissão mundial sobre o meio ambiente é desenvolvimento criado pela ONU, no qual propôs que o desenvolvimento econômico fosse integrado a questão ambiental.

Desenvolvimento sustentável significa “atender as necessidades da atual geração sem comprometer a capacidade das futuras em prover suas próprias demandas “ou seja é um desenvolvimento que não esgota os recursos.  

De acordo com a declaração de política de 2002 da cúpula mundial sobre desenvolvimento sustentável este mesmo tem os seus três pilares: desenvolvimento econômico; produção, distribuição e consumo de bens e serviços. desenvolvimento social: engloba as pessoas é suas condições de vida. desenvolvimento ambiental: refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como a sociedade a utiliza. O tripé da sustentabilidade precisando trabalhar em conjunto.  

  • Sustentabilidade na área da TI  

Uma das grandes preocupações mundial dos últimos anos são os problemas relacionados as questões ambientais, no qual a tecnologia da informação (TI) vem contribuindo bastante proporcionando e abordando várias práticas para que assim possa diminuir o desperdício e aumentar a eficiência dos processos relacionados a operação dos computadores.  

O contínuo crescimento do uso da TI em empresas como na vida das pessoas e suas causas prejudiciais ao meio ambiente como descarte irregular de lixos eletrônicos e a emissão de CO2 na atmosfera, o consumo elevado de energia elétrica entre outros, vem sendo bastante discutido. Sendo assim a TI se manifestou em implantar práticas de negócio sustentável, com o uso de medidas e atividades relacionada a informática para que assim possa contribuir com os objetivos orientados ambientalmente de sustentabilidade corporativa e responsabilidade social (Chen, Boudreau, Watson, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com