TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE AÇÕES E SUAS CARACTERÍSTICAS

Por:   •  13/3/2018  •  Resenha  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

TIPOS DE AÇÕES E SUAS CARACTERISTICAS: Ações ordinárias: Quem possui ações desse tipo pode de votar em assembleias gerais da empresa, além de receber os lucros distribuídos pela empresa. Ações preferenciais: Quem possui essas ações não pode votar nas assembleias, mas recebe os lucros distribuídos primeiro (em uma porcentagem maior que as ordinárias), e caso a empresa decrete falência serão os primeiros a receberem compensações. Ações de gozo ou fruição.

SOCIEDADE LIMITADA: É aquela que reúne dois ou mais sócios para explorar atividades econômicas organizadas para a produção ou circulação de bens ou de serviços, constituindo elemento de empresa. Os sócios respondem de forma limitada ao capital social da empresa pelas dívidas contraídas no exercício da sua atividade perante os seus credores, preservando o patrimônio pessoal dos sócios. 

SOCIEDADE ILIMITADA: Sociedade em que todos os sócios são responsáveis, sem qualquer limite, por todas as dívidas contraídas pela sociedade, sendo-lhes exigido o respetivo pagamento nem que para isso tenham de vender o seu património pessoal. Um exemplo de sociedade de responsabilidade ilimitada é a sociedade em nome coletivo, ou seja, os indivíduos formam a sociedade e todos concordam em fornecer uma parcela do trabalho. Recebem uma parcela do lucro e partilham todos os prejuízos e todas as dívidas.

BALANÇA DE PAGAMENTO: É a diferença entre a importação e a exportação.

Superávit comercial é quando as cifras referentes à exportação são maiores do que as cifras relativas à importação de bens e serviços (Exporta mais e importa menos). Quando ocorre o contrário, ou seja, o país importa mais do que exporta, surge o que é chamado de déficit comercial. Existe ainda uma terceira situação chamada de equilíbrio comercial, neste caso, o montante referente às exportações é igual ao montante das importações.

EXPORTAR: significa a saída de um produto ou mercadoria de um país para o outro. Por exemplo: O Brasil vende o algodão para a China.

IMPORTAR: É quando um país compra mercadorias ou produtos originados de outro país. Por exemplo: O Brasil compra o gás natural da Bolívia.

VANTAGENS DA EXPORTAÇÃO: Maior produtividade- Aumenta a escala de produção; Diminuição da carga tributária- A empresa pode compensar o recolhimento dos impostos internos na exportação; Aperfeiçoamento dos recursos humanos- As empresas que exportam podem oferecer melhores salários e treinamentos para seus funcionários; Aperfeiçoamento dos processos industriais- Melhora a qualidade e a apresentação de seus produtos. A empresa também passa a ter melhores condições para as competições internas e externas; Aumento da capacidade inovadora- As empresas que exportam passam a ter tendências inovadoras em relação as não exportadoras; Imagem da empresa- A empresa passa a ser referência tanto em seu país quanto no exterior;

VANTAGENS DA IMPORTAÇÃO: Baixo custo de aquisição da moeda em relação ao país comprador; Incentivo do governo federal para a importação; Variação cambial favorável à importação; Baixa agregação de mão de obra; O tempo de importação passa a ser menor que o tempo de fabricação nacional.

Quais as vantagens e as desvantagens do Brasil exportar? Importar a única vantagem é para o cliente que tem mais opções de escolha e pode pagar mais barato, já exportar é vantagem para todo país, visto que na exportação se gera divisas em dólares para o país, além de todos os empregos envolvidos no que é exportado. Desvantagens: risco de transportar, atraso na entrega, casos atípicos (greves, restrições do governo etc).

CÂMBIO: Principal fator que define a importação e a exportação.

OBJETIVOS NACIONAIS: São as ações que reforçam as características do país.

Principal Objetivo Nacional: Preservação dos recursos naturais.

Preservar Recursos Naturais: A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter- relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida. Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da corresponsabilidade, da solidariedade e da equidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com