TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  23/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 14

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING - IBGM

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HUMANOS

ELZA KELLYNE LOPES DE MORAES

INGRID SILVA DA CONCEIÇÃO

LAUDENÍ WIDIANE DA SILVA

TIPOS DE LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

RECIFE/2015

ELZA KELLYNE LOPES DE MORAES

INGRID SILVA DA CONCEIÇÃO

LAUDENÍ WIDIANE DA SILVA

TIPOS DE LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

Artigo apresentado ao Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing – Faculdade IBGM, como requisito parcial para obtenção do título de tecnólogo emRecursos Humanos.

Professor Orientador:  Ednaldo de Santana Souza

RECIFE/2015

ELZA KELLYNE LOPES DE MORAES

INGRID SILVA DA CONCEIÇÃO

LAUDENÍ WIDIANE DA SILVA

TIPOS DE LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

Artigo aprovado como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Recursos Humanos, pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gestão & Marketing, por uma comissão examinadora formada pelos seguintes professores:

______________________________________________________________

Prof.º Titulação Nome do Professor(a)

Professor(a) Orientador(a)

______________________________________________________________

Prof.º Titulação Nome do Professor(a)

Professor(a)Examinador(a)

______________________________________________________________

Prof.º Titulação Nome do Professor(a)

Professor(a)Examinador(a)

Recife, ___/___/____

NOTA:_______________          

Dedicamos esse trabalho a nossos pais.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos à Deus pelo dom da vida, por ter nos dado saúde e força para superar as dificuldades. A faculdade IBGM, corpo docente, direção e administração que nos concederam a oportunidade de vislumbrar um horizonte superior.

À meu orientador Ednaldo de Santana Souza pelo suporte e paciência no pouco tempo que lhe coube, pelas correções e incentivos que nos motivaram a seguir em frente.

Aos nossos queridos pais pela educação, amor e apoio incondicional. A todos os professores que passaram por nós e amigos que de maneira direta ou indiretamente fizeram parte da nossa formação, nosso muito obrigado.


TIPOS DE LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

Elza Kellyne Lopes de Moraes, Ingrid Silva da Conceição, Laudení Widiane da Silva. Professor: Ednaldo de Santana Souza do Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing.

kellyne_moraes@hotmail.com

Resumo:

A liderança e a motivação são assuntos restritamentes ligados um ao outro e ambos são importantissimos para o sucesso da organização, o capital humano vem se tornando um diferencial. O líder tem um papel de conhecer, liderar, e manter motivada sua equipe para um melhor auto-desempenho. Geralmente, o líder é automaticamente associado com o chefe, mas existe uma grande diferença entre as duas funções que no final das contas, acaba impactando diretamente no bom andamento da corporação.

O bom líder além de liderar sua equipe a inspira e apoia, ele acredita que a responsabilidade de um processo não só depende dos liderados em questão e deve ser dividida entre todos, inclusive com ele mesmo. O líder está sempre aberto para opiniões , e é um ótimo adepto as mudanças empresarias que visam o beneficio. O chefe, ao contrário do líder, é uma pessoa qua dá as ordens mas nunca mostra o caminho para equipe, se preocupa mais com resultados do que com o bem-estar de seus colaboradores os deixando assim desmotivados, pois seu pensamento está unicamente ligado aos lucros, sendo muito visado como autoritário.

Esse artigo mostra como a liderança é capaz de motivar sua equipe. Foi elaborado por meio de pesquisas bibliográficas com conceitos de tipos de liderança. Mostrando que a liderança influencia na motivação e que é preciso escolher o tipo certo de liderança a utilizar, deixando com que a equipe de maneira moderadamente participe de decisões, tornando-a motivada e obtendo os objetivos da organização de maneira mais eficaz para ambos os lados.

Palavras-chave:

Liderança; Tipos de Liderança; Motivação.

1 INTRODUÇÃO

A maioria das organizações possui uma deficiência no comportamento dos líderes em relação aos funcionários, quando não sabem adotar determinado estilo dentro dos diversos contextos existentes, afetando desta maneira múltiplas áreas. A contribuição desta pesquisa é incentivar as organizações a capacitar os profissionais para que estes desenvolvam suas habilidades e contribuam de modo harmônico na vivência entre o líder e seus liderados.

Atualmente, o tema liderança tem sido destaque nas discussões em congressos, palestras, nas empresas, dentro de sala de aula e em qualquer oportunidade em que pessoas se encontrem para discutir os destinos dos negócios, em um mercado tão competitivo e em constante mutação. Analisando isso as empresas começaram a perceber que são as pessoas que dão o resultado e que de nada adianta trabalhar a lucratividade antes de desenvolver um líder para buscar a motivação das pessoas resultando em mais produtividade, além de um clima organizacional mais estável e pessoas menos frustradas com seu papel dentro da organização.

O Objetivo Geral dessa pesquisa é analisar a evolução da liderança e sua atuação no contexto organizacional, ressaltando sua importância na motivação, descrevendo os tipos de liderança dentro das organizações, citar os deveres e características que são fundamentais para um bom líder, identificar as dificuldades nas relações entre líderes e liderados dentro das organizações e verificar de que forma o líder influencia na motivação da sua equipe, observando o impacto da motivação sobre ela.

2 DELINEAMENTO METODOLÓGICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (193.2 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com