TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ACADEMICO

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.844 Palavras (24 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 24

ANHANGUERA EDUCACIONAL

  FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - FAC IV

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

ADMINISTRAÇÃO – 2° SEMESTRE

Karina Louredo do Carmo RA: 9018438240

                                                         Thaynara Aparecida Ferreira RA: 9911155923

Thiago Ruan Mantovani RA: 9092485719

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ETAPA 1 E 2

Professor: Milton Rodrigues Gonçalves

CAMPINAS
2015


SUMÁRIO        

Introdução.............................................................................................................................3

As principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso..............................4        

Empresa, gestor e empresário.....................................................................................5

As organizações como sistemas abertos....................................................................6

Missão, visão e valores organizacionais.....................................................................7

A Missão, Visão e Valores nas diferentes organizações............................................8

Planejamento estratégico............................................................................................9

Organização de ação empresarial...............................................................................10

Planejamento estratégico para a Cafeteria.................................................................11

Estratégias de ação.....................................................................................................12

Direção da ação empresarial.......................................................................................13

Estratégias de Responsabilidade Social e Ambiental.................................................15

Melhores padrões de mensuração de resultados.........................................................16

Conclusão de Planejamento Estratégico.....................................................................17

Conclusão Final...........................................................................................................18

Referências..................................................................................................................19

INTRODUÇÃO

 Neste trabalho analisaremos detalhadamente todo o processo de uma microempresa tendo a alimentação como ramo especifico, na qual está passando por dificuldades financeiras, desmotivação de funcionários, insatisfação dos clientes, falta de estrutura, entre outros, englobando todos os problemas de gestão. Temos como objetivo elaborar planejamentos, estratégias, novos hábitos e regras, resgatando os valores morais com táticas necessárias para chegar a tal objetivo.

 A finalidade desse procedimento é mostrar para proprietários de pequenas empresas a importância de adotar métodos de gestão não importando o porte da empresa mas sim como ela deve influenciar no mercado de trabalho, não temos certeza de sucesso mas garantimos maneiras mais ágeis para se chegar em soluções de problemas como por exemplo o da Cafeteria, que também são enfrentados em tantas outras empresas.


As principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso

Toda e qualquer empresa necessita de pessoas hábeis para mantê-la no mercado. È nesse fator que o gestor entra, pois são muitas as empresas que não conseguem manter o controle, isso requer habilidades, orientação, definição de estratégias para alcançar metas e principalmente apresentação de inovações qualificadas. Para se identificar um gestor de sucesso é preciso ter cinco tipos de habilidades: Adaptabilidade; Resiliência; Interatividade; Polivalência e Ponderação.

 A adaptabilidade é o fato de se adaptar em qualquer tipo de empresa, estar ciente que cada uma tem sua própria organização, suas diferentes funções, seus objetivos no mercado e suas regras, e, mesmo assim saber lidar com toda essa diferença, não que ele apenas tenha que se adaptar às regras, mas sim ter a capacidade de fazer novas regras, novos jogos, novas ideias em cima disso. A resiliência consiste em saber lidar com problemas sobre pressão, pois isso é constante. É considerável uma empresa com problemas, carregada de preocupações, mas não é esse fato que influenciará no trabalho do gestor. Não agir impulsivamente por mais traumático que seja o obstáculo e considerar o psicológico das pessoas (empatia), desde que não atrapalhe no andamento e nos planejamentos, mantendo sempre o profissionalismo.

A interatividade resulta no comportamento do gestor, este tem que ser maleável, ter bom posicionamento com sua equipe, se relacionar bem, procurar conhecer cada um deles para que assim descubra suas habilidades, aproveitando-as ao máximo. Pelo fato de ser “amigável”, conquistará de seus colaboradores a confiança e admiração, no qual facilita a aceitação de suas decisões como líder, não somente conquistar a confiança como identificar aqueles que são confiáveis, competentes e capazes de ajudar nas metas desejadas. A polivalência é a capacidade de desempenhar várias funções diferentes, o líder que já passou por diversos cargos tem diferencial, pois sua visão é mais ampla devido ter enfrentado diferentes situações. É uma forma eficaz de organização para melhorar a qualidade do serviço, a flexibilidade, a produtividade, entre outros, aumentando a satisfação do trabalho.

         Ponderação engloba as decisões, nas quais não importa o rumo da equipe, dos funcionários e da empresa, desde que seja a decisão certa.  As situações podem ser complexas, por isso é necessário o gestor saber ponderar as melhores opções para tal situação, tendo total ciência das consequências que virão.

Empresa, gestor e empresário

As empresas são basicamente uma atividade econômica organizada e constituída por empresário (os) que tem como objetivo a circulação de bens e serviços através de terra, trabalho, matéria-prima e capital. Dentro da administração a empresa é constituída por profissional (ais) que controla toda a rotina desta, ou seja, organiza o atendimento, recepciona usuários, preenche fichas e prontuários, mantém os arquivos, pastas, documentos, responsável também por cópias, recibos, vale transporte, pagamentos de salário, participação das atualizações e propostas feita pela equipe, dar acessória nas reuniões, projetos e eventos da instituição, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (234.3 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com