TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

Por:   •  5/9/2016  •  Seminário  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 4

“Administração Científica”[pic 1]

                                                             Aluno: Juliana Landgraf Hering - 82145

                                                             Professor(a): Ivana Salvagni Rotta

                                                              Engenharia Química

         

                                             ARARAS/SP

Resumo

      O presente trabalho traz uma análise da Administração Cientifica, criada por Frederick W. Taylor, fazendo uma comparação com os dias atuais, através de uma indústria de coco ralado em Maceió.

1.0 Introdução

         O estudo da Administração é um desdobramento da história das transformações econômicas, sociais e políticas de várias culturas. Além disso, ainda devem-se levar em consideração as necessidades que o homem tem em sua natureza, as quais precisam ser satisfeitas através de esforços organizados. A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e miníster (subordinação ou obediência) (CHIAVENATO, 2003, p. 11). Frederick Winslow Taylor, nascido nos Estados Unidos (1856-1915), revolucionou o mundo da administração com seus estudos e experimentos. Sua preocupação era solucionar os problemas de produção e atender tanto às expectativas dos empregadores (baixo custo de produção) quanto às dos empregados (altos salários) (CHIAVENATO, 2003). De acordo com o autor supracitado, Taylor estudou a Administração como ciência, afirmando que era possível aplicar o conhecimento ao trabalho e chegar à máxima eficiência através da otimização da produção, que era sua principal fonte de inspiração. Segundo Silva (2004) é considerado o pai da Administração e um dos precursores da eficiência e da produtividade, Taylor é até hoje, um importante nome para a Administração e para a Gestão das empresas, sejam elas de bens ou de serviços. Seus trabalhos e pesquisas ainda influenciam as empresas. Alguns dos seus principais trabalhos são: a padronização do estudo dos tempos e movimentos, padronização das ferramentas e instrumentos, divisão do trabalho, incentivos salariais, estudo da fadiga humana, ênfase na produtividade, desenho de cargos e tarefas, entre outros. Diante disto, a pesquisa apresentada neste artigo se justifica na medida em que busca horizontes norteadores para uma revisão e atualização das aplicações dos preceitos teóricos de Taylor nas organizações contemporâneas, levando-se em consideração algumas semelhanças também identificadas no filme Tempos Modernos, de Charlie Chaplin.

2.0 Objetivo

        Mostrar através de imagens e vídeos que nos dias atuais encontramos indústrias que seguem o método de Taylor (Administração Cientifica).

3.0 Administração cientifica em tempos modernos

        A Administração Científica, por possuir ênfase nas tarefas, objetiva solucionar os problemas da Administração e aumentar a eficiência das organizações. É neste prisma que o presente trabalho questiona qual a atual influencia e contribuições dos estudos tayloristas para as organizações contemporâneas. Assim, uma vez que os preceitos tayloristas têm sua aplicação primordialmente nas indústrias, esse estudo objetiva analisar a aplicabilidade da teoria taylorista numa indústria de coco ralado localizada em Maceió.
      Observou-se através do vídeo aspectos administrativos como a divisão de trabalho e a especificação do funcionário foram bem evidenciados, eliminando movimentos desnecessários e economizando energia e tempo, assim elevando a produtividade, também podemos levar em conta que a remuneração do funcionário é baseada na produção, então quanto mais rápida era a linha de montagem o mesmo seria premiado. O estudo do tempo e movimento é constantemente realizado visando um maior aproveitamento dos insumos e ainda a diminuição de custos da produção, onde o operário possui um tempo médio para realizar a tarefa.
      As ferramentas utilizadas na empresa pesquisada são padronizadas, seguindo assim os princípios tayloristas, pois conforme o autor supracitado, a padronização tem a finalidade de harmonizar os métodos e uniformizar o “modo de fazer” dos operários. Verifica-se, portanto, que estas medidas influenciam na padronização dos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (212.7 Kb)   docx (334.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com