TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS (CCST) PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  30/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS (CCST)

PROCESSOS GERENCIAIS - EaD

PROJETO INTEGRADOR III - A

ENTREGA PARCIAL

Responsáveis: Taciane Sodré Rodrigues de Oliveira, Vanessa Gonçalves Teixeira.

Este projeto busca analisar a situação apresentada em uma empresa familiar, que já está na sua terceira geração de sucessão, onde ao longo das etapas da empresa é possível analisar diversas semelhanças e diferenças entre as gestões.  Além disso, buscamos propor processos que acreditamos que devem ser alterados e também mantidos, para que a empresa continue trilhando o sucesso.

        A empresa em questão é uma rede de postos, da cidade de Pelotas, que começou sob a gestão de Beto,  que ao longo dos anos ampliou seu negócio para dois postos, com um quadro de funcionários de 12 pessoas.  Ao decidir se afastar dos negócios, decidiu deixá-lo sob gestão de seu filho e a esposa, Joca e Anita, a qual buscaram gerir com muita dedicação e preocupação com os funcionários e o bem estar destes. Ao final da gestão da segunda geração de sucessão, os postos já eram 4 e o quadro de funcionários continha 22 pessoas.

O conflito se iniciou deste momento em diante, onde a terceira geração de sucessão assumia a gestão e passava a ter muito mais conhecimento técnico sobre esta função, porém carecia do entendimento de questões relacionadas à gestão de pessoas.

        Ao analisar a situação, é muito simples de visualizarmos alguns pontos semelhantes em todas as três gestões, a mais nítida é a centralização das decisões dentro do núcleo familiar, no caso, o gestor.  Em todas as três gestões, as decisões sempre passavam pelo gestor, centralizando até mesmo trabalhos burocráticos, como fechamento de caixa e do estabelecimento, o que leva ao segundo ponto em comum, pois todos dedicavam um grande espaço de tempo ao negócio.

Algumas características se tornaram semelhantes da primeira gestão para a segunda,  pois visualizamos que mantiveram o DNA da empresa, que era a preocupação com os funcionários, conhecendo todos e seus familiares.  Mas percebemos que ao longo dessas sucessões, foram se perdendo o contato direto do gestor com o cliente, como era na época de Beto.  Além disso, foi na gestão de Joca e Anita que houve uma grande ampliação na valorização e cuidado com as pessoas que ali eram funcionárias, investindo em capacitações, auxílios e dando grande ênfase à gestão de pessoas.

Uma das grandes diferenças de gestão é o aumento da capacidade de gerir o negócio, os gestores foram adquirindo mais conhecimentos  e da segunda para a terceira gestão é que visualizamos o maior crescimento, onde Tony, buscou estudar e capacitar-se em sua formação específica para gestão de negócios.

Neste momento visualizamos o maior conflito entre as gestões, onde havia um grande desafio entre a emoção de Joca e a racionalidade de Tony, e ali colidiram as ideias de proximidade com os colaboradores e preocupação prioritária com o negócio.

Para seguir com com o negócio e torná-lo maior, mais eficaz e eficiente alguns processos precisarão ser modificados, alguns precisarão ser mantidos e outros adaptados. Em uma rede de postos, com funcionários antigos, é comum que haja resistência relacionada à mudança, porém acredito que aplicá-las de forma gradativa, melhoraria a adaptação dos funcionários.

        Um ponto importantíssimo que precisa ser modificado é a descentralização dos processos burocráticos aos gestores, é preciso agilizar as demandas, e para isso será necessário delegar funções e cargos a outros funcionários.  Analisando o quadro de funcionários, seria interessante selecionar profissionais de confiança e capacitados para assumir postos importantes dentro do negócio, como escolher gerentes para cada posto e assim estes ficariam responsáveis pelo fechamento do caixa e do estabelecimento, por exemplo. Além de auxiliar na agilidade dos processos, promoveria o reconhecimento dos funcionários, adicionando a todos o objetivo de crescimento dentro do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com