TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Comportamento Organizacional

Por:   •  27/11/2018  •  Resenha  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal de Pernambuco

Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Comportamento Organizacional

Vera Lúcia

2018.2 - Manhã

Leandro Alves de Freitas

Resumo Emoções e Sentimentos

Introdução: 

     Apesar da grande importância que os sentimentos e as emoções têm sobre nós, não se pode deixar de notar que o comportamento organizacional só começou a dar importância para as emoções e sentimentos muito recentemente. A norma no mundo do trabalho, até há um tempo atrás era reprimir e abafar as emoções. Uma organização bem administrada não permitia que um empregado expressasse frustração, medo, raiva, amor, ódio, alegria ou sentimentos. Mesmo os gerentes e chefes sabendo que as emoções eram uma parte inseparável da vida cotidiana, eles tentavam isentar as emoções da organização.

Definição e Análise:

     Emoções - expressões afetivas intensas dirigidas a alguém ou alguma coisa. Podemos dizer que são uma súbita ruptura do equilíbrio afetivo de uma pessoa, quase sempre são de curta duração e são geralmente acompanhadas de reações fisiológicas, como o choro ou tremor nas pernas. Estão ligadas a reações, como ver um amigo de infância e ficar feliz ou um evento ao lidar com clientes agressivos você sente raiva.

     Sentimentos – (também chamados estados de ânimo ou humores). São estados afetivos menos intensos e mais duráveis do que as emoções e que geralmente não requerem um estímulo contextual para se manifestarem. Apesar das diferenças, tanto as emoções como os sentimentos são essências para expressarmos nossa afetividade. Existe uma tendência mais cognitiva, nos levando a pensar antes de agir.

     Afeto - termo genérico que abrange número de sensações experimentadas pelas pessoas. Pode ser vivenciado na forma de emoções e sentimentos.

Emoções Básicas:

     Existem inúmeras emoções e vários pesquisadores têm tentado limitá-las e agrupá-las em um conjunto básico. Descartes, conhecido como precursor da filosofia moderna, identificou seis ‘paixões simples e primitivas’ – admiração, amor, ódio, desejo, alegria, tristeza e argumentou que todas as outras são compostas de uma dessas seis ou derivadas delas.

     Muitos pesquisadores estão de acordo sobre a existência de seis emoções universais – raiva, medo, tristeza, felicidade, repulsa e surpresa.

Os Sentimentos Básicos:

     Classificados em afetividade positiva e negativa.

Afetividade Positiva - dimensão dos sentimentos que consiste em emoções positivas específicas, tais como entusiasmo, autoconfiança e alegria, e o mínimo de tédio, preguiça e cansaço.

Afetividade Negativa - dimensão dos sentimentos que inclui estado afetivos como nervosismo, estresse e ansiedade, e o mínimo de relaxamento, tranquilidade e equilíbrio.

     As duas afetam o nosso trabalho, pois enviesam nossas percepções, e estas podem se transformar na própria realidade.

Compensação de positividade - tendência da maioria dos indivíduos em experimentar um sentimento suavemente positivo quando nada de especial está acontecendo.

Função das Emoções:

     São importantes para o pensamento crítico, existe uma ligação com o pensamento racional. A perda da habilidade de se emocionar leva a perda da habilidade racional, a partir dessas informações, aprendemos que nossas emoções nos proporcionam informações valiosas que auxiliam o nosso processo cognitivo.

Fontes das Emoções:

Personalidade: intensidade afetiva das pessoas.

 

Dia da semana e hora do dia: afeta o humor.

Clima: chuvoso ou ensolarado – não é comprovado (correlação ilusória – tendência das pessoas em associar dois eventos quando, na verdade, não há relação entre eles).

Estresse: os efeitos do estresse aumentam com o tempo.

Atividades sociais: aumentam o humor.

Sono: afeta o humor.

Atividade física: melhora o estado de ânimo.

Idade: na maturidade experimenta-se emoções mais positivas.

Gênero: as mulheres demonstram mais emoções do que os homens.

Esforço Emocional:

     A expressão de emoções desejadas pela organização feitas pelos funcionários durante os relacionamentos interpessoais no trabalho. Como exemplo os comissários de bordo, espera-se que sejam alegres.

     Os gestores esperam que os seus subordinados sejam atenciosos e não hostis, em suas interações com os colegas, o verdadeiro desafio surge quando os funcionários precisam projetar uma emoção enquanto sentem outra. Essa disparidade cria uma dissonância emocional – inconsistências entre as emoções que sentimos e aquelas que projetamos, o que pode causar consequências indesejáveis.

     Para compreender melhor as emoções, especialmente no ambiente profissional, podemos separá-las em sentidas e demonstradas.

     As emoções sentidas são as emoções genuínas de uma pessoa.

     As emoções demonstradas são aquelas requeridas pela organização e consideradas apropriadas para um determinado cargo. Estas não são inatas, são aprendidas.

     Demonstrar emoções falsas exige a supressão das verdadeiras, e para isso existem dois termos, atuar em nível superficial, que é a tentativa de esconder os sentimentos íntimos e modificar as expressões faciais em consonância com as regras de demonstração, sorrir para o cliente mesmo quando não sente vontade de fazê-lo. E atuar em nível profundo é tentar modificar os verdadeiros sentimentos com base nas regras de demonstração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com