TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DA DISCIPLINA

Por:   •  1/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Luiz Marçal da Cruz Góes Junior

Matrícula: 20221312074

Curso: Administração

TRABALHO DA DISCIPLINA (AVA 1)

ESTATÍSTICA

Amostra x População

RIO DE JANEIRO

2022

Pesquisa amostral e pesquisa censitária são conceitos diferentes. Pesquisa censitária, também chamada de pesquisa de população, trata-se do tipo de levantamento para obter conclusões de um grupo inteiro, ou seja, todos os elementos de uma população. Ao passo que a pesquisa amostral é realizada em apenas uma parte desses elementos para comporem a amostra. Como exemplo, pode-se mencionar o Censo populacional do IBGE, realizado a cada 10 anos, no qual são coletados dados e informações de toda a população do território nacional, efetuando-se, assim, uma pesquisa censitária. Em contrapartida, é realizada também a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), na qual são coletados dados apenas de uma parte da população brasileira, porém anualmente, efetuando-se assim uma pesquisa amostral.

No quesito estatística, há dois tipos de aplicações: a estatística descritiva e a estatística inferencial. A estatística descritiva, como o próprio nome sugere, tem como principal objetivo descrever os dados que temos em mãos. Trata da maneira como podemos apresentar ou descrever um conjunto de dados organizados em tabelas e gráficos, e sua síntese por meio de medidas de posição (média, mediana e desvio padrão, por exemplo). É possível descrever os dados, que podem ser quantitativos (de natureza numérica) ou qualitativos (de natureza categórica). Já a estatística inferencial fundamenta-se na teoria das probabilidades para estabelecer conclusões sobre um grupo inteiro (população), podendo utilizar-se somente da observação de uma parte desse todo (amostra) e tem por objetivo chegar a deduções motivadas pelos valores que temos.

No contexto da charge, é evidenciada a realização de uma pesquisa amostral, tendo em vista que o menino concluiu, apenas pelo jogo que ele está jogando, que todos os jogos são fáceis. Seria uma pesquisa censitária caso o menino experimentasse cada jogo individualmente para tirar uma conclusão. A análise estatística realizada foi a estatística inferencial, pois ele, por meio de um único jogo aleatório, fez uma inferência sobre todos os jogos que não experimentou. Neste caso, o menino usou probabilidade para tirar essa conclusão.

Fontes de pesquisa:

  • Roteiro de estudos / Unidade 1
  • BONAFINI, F. C. (Org.). Estatística. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. Biblioteca Virtual.
  • MCCLAVE, James. T.; BENSON, George. P. Estatística para administração e economia. São Paulo: Pearson, 2009. (Biblioteca Virtual)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com