TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CUSTOS CURVA ABC

Por:   •  19/10/2015  •  Seminário  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: SAMANTHA PRESTES MONTEIRO – DATA: 30-09-2015

TRABALHO DE CUSTOS

CURVA ABC

A Curva ABC ou diagrama 80-20 tem origem no teorema do economista italiano Vilfredo Pareto onde ele percebeu que 80% das consequências acontecem devido a 20% das causas. O que isso signiifca?

Por exemplo, 20% das pessoas concentram 80% da riqueza, 20% da área de uma casa é utilizada 80% do tempo, 20% dos produtos representam 80% do seu faturamento. Essa regra pode sofrer algumas variações dependendo do ramo de atividade, mas em geral o comportamento é muito semelhante.

O teorema é aplicado em várias áreas para análise de causa e consequência, inclusive na administração para identificar bons clientes e fornecedores. Na administração do estoque podemos utilizar a curva ABC para classificar os produtos e identificar os que mais contribuem no faturamento ou que tem maior fluxo de movimentação.

O termo ABC consiste em classificar os itens em 3 faixas:

  • Classe A: 20% dos itens representam 80% do valor do estoque.
  • Classe B: 30% dos itens representam 15% do valor do estoque.
  • Classe C: 50% dos itens representam 5% do valor do estoque.

[pic 1]

A classe A são os produtos mais importantes do seu estoque. Esses produtos precisam de uma gestão mais ativa, pois eles representam uma boa parte do seu faturamento ou tem um alto giro. Ter mais de um fornecedor ou estreitar mais a relação com o fornecedor desse produto pode deixar seu estoque mais eficiente. Fazer uma compra maior com entrega pequenas e frequentes pode manter seu estoque reduzido.

A classe B são os produtos conhecidos como intermediários e possuem uma boa margem de contribuição e precisam de uma gestão moderada. Nesta classe você pode encontrar produtos com grande potencial para a Classe A como também produtos migrando para a Classe C.

A classe C pertence aos produtos com baixo retorno de faturamento e giro. Eles podem estar sujeitos a um gerenciamento mais simples. Nessa classe você podem identificar produtos que podem ter sua estratégia de vendas melhorada ou retirá-lo do seu catálogo.

A curva ABC irá ajudá-lo a Identificar produtos que são mais e menos importante do seu estoque para que possa fazer um planejamento estratégico melhor para cada um, dando mais atenção para aquele produto que seja o carro-chefe da empresa ou fazendo promoções para acelerar a venda daqueles menos importantes até mesmo não comercializar mais esses produtos ou trocando por outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (758.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com