TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO: DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Por:   •  3/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.578 Palavras (15 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO- GRAJAÚ- MA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

]

               TRABALHO: DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

   Grajaú/MA

2014    

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO- GRAJAÚ- MA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

                                                                       

[pic 3]

 Grajaú/MA

2014

                                               SUMÁRIO

       

  1. Introdução.  .......................................................................................................

04

  1.  Desenvolvimento ......................................................................................

05

  03-Desenvolvimento Econômico do BRIC e a Economia Mundial....................

05

04- Indicadores Econômicos ...................................................................... ..

07

05- BRIC’s...........................................................................................................

09

06- Mapa Estatistico..........................................................................................

11

07- PIB  Dos  Países  Brics ........................................................................................

12

08- IDH da minha região (Grajaú/MA).......................................................................

13

09- Conclusão ...........................................................................................................

14

10- Referencias ........................................................................................................

15

1.                                             INTRODUÇÃO

Desenvolvimento econômico não visa somente o crescimento da produção, mas também abrange o significado de aspectos qualitativos presentes no próprio processo. Um desenvolvimento econômico de qualidade é aquele que visa uma distribuição igualitária e justa de seus frutos, que propicia a redução da pobreza, que eleva o poder de compra do salário do trabalhador, melhores condições de trabalho e moradia, bem como a ampliação dos benefícios sociais. Além disso, hoje o Brasil é um grande exportador de produtos agrícolas e agropecuários, tornando a nossa economia cada vez mais sólida. A perspectiva é que o nosso país continue crescendo nos próximos anos para que a população tenha melhor qualidade de vida com menos miséria, fome e desemprego.

Diante deste contexto pesquisaremos o desenvolvimento econômico dos países que fazem parte do BRICS que são Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.  Onde veremos que o  termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill, para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de 2001, foi adicionada a letra “S” em referência à entrada da África do Sul (em inglês South África). Desta forma, o termo passou a ser BRICS.

Estes países emergentes possuem características comuns como, por exemplo, bom crescimento econômico. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns. A cada ano ocorre uma reunião entre os representantes destes países.

Desta forma, este trabalho esta organizado no corpo desenvolvimento caracterizando as informações acima citadas sintetizando significante aprendizagem sobre o módulo de desenvolvimento econômico.

  1.                   DESENVOLVIMENTO

            Desenvolvimento Econômico do BRIC e a Economia Mundial

Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido pelo economista paquistanês Mahbub ul Haqcom a colaboração do economista indiano Amartya Sen em 1990 e desde 1993 tem sido utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem por incumbência promover a eliminação da pobreza e o desenvolvimento em substituição ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que avalia apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. PIB (Produto Interno Bruto), por definição é a soma de todos os serviços e bens produzidos num determinado período (mês, ano) de uma região (cidade, estado, região, país). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais ou pela moeda internacional, o dólar). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer não faz parte do cálculo do PIB insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).A Fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte: PIB = C+I+G+X-M. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos do governo), X (exportações) e M (importações).O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região. O PIB do Brasil no ano de 2007 foi de 2,558 trilhões de Reais (com crescimento de 5,4% sobre o ano de 2006). O IDH além de levar em consideração o PIB per capita, isto por habitante, ajustado pelo poder de compra da moeda em dólar para eliminar as diferenças do custo de vida entre os países. Também considera a educação em todos os níveis através do índice de analfabetismo e a taxa de matrícula e a longevidade (expectativa devida e taxa de mortalidade infantil).O IDH é uma medida padrão usado para comparar o desenvolvimento humano nas suas três dimensões, educação, riqueza e expectativa média de vida e por isto anualmente tem sido ferramenta na elaboração dos relatórios produzidos pelo PNUD ao comparar o quanto às nações membros da ONU têm se comprometido com a eliminação do analfabetismo, com a redução da mortalidade infantil, com a sustentabilidade entre outros aspectos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (219.1 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com