TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ECONOMIA

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

TAREFA N1

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UFVJM

[pic 2]

CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA

Tarefa N1

PROFESSOR(A): FÁBIO LEMES DE SOUZA

ALUNO(S): PRISCILA OLIVEIRA REIS        

PÓLO: ÁGUAS FORMOSAS

DATA LIMITE: 31/08/2015                                 VALOR: 5,0 pontos                         

QUESTÕES OBJETIVAS

Com base no texto da unidade 1, responda às seguintes questões:

Agora que você já leu todo o texto da unidade e consegue refletir sobre o desenvolvimento da economia brasileira ao longo do século XX, vamos discutir algumas questões importantes. Para isso elabora um texto direto ou procure responder as questões abaixo:

QUESTÃO 1- A origem das desigualdades regionais são facilmente identificadas? O que seu município faz para diminuir as desigualdades?

Sim, a desigualdade entre escolas ( por exemplo) sequer responde pela maior parte da estratificação educacional, o que apoia o argumento de que não é a qualidade da escola o principal determinante das desigualdades entre estudantes. Assim, o município sugere que uma expansão dos gastos ou uma elevação da qualidade dos insumos escolares (infraestrutura, professores etc.) poderia ser de pouca efetividade para reduzir desigualdades regionais e, eventualmente, ter o efeito indesejável de aumentar a desigualdade dentro das regiões. Embora essa seja uma interpretação possível, ela é contestável. Diga-se de passagem, ela é contestada, pois nenhum fato  acima garanti  a visão de que as escolas não importam.

QUESTÃO 2 – O atraso tecnológico do país interfere de que forma em seu desenvolvimento econômico?

Em tudo, principalmente pelo fato de estarmos ligados literalmente na tecnologia , entra em conflito com o crescimento econômico que  depende da educação, do desenvolvimento tecnológico e da acumulação de capital em máquinas e processos mais produtivos, visando desenvolvimento econômico.

.

QUESTÃO 3 Como você avalia e opina sobre o sistema de cotas nas universidades brasileiras, contribui ou não para reparar o passado e gerar novas oportunidades para as pessoas?.

Em termos de avaliação, referente as  cotas é preciso corrigir injustiças históricas provocadas pela escravidão na sociedade brasileira. Brasileiros brancos têm, em média, dois anos a mais de escolaridade do que negros e pardos, de acordo com pesquisa de  (IBGE). Com isso, opino que os negros nunca foram impedidos de frequentar universidades por uma questão racial, mas por motivos econômicos e sociais., entretanto defino que há sim, desigualdades nas universidades públicas e privadas. Por esta razão, as cotas deveriam privilegiar alunos pobres, sejam eles brancos, pardos ou negros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com